1 Janeiro 2021      10:40

Está aqui

Foi farra da grande ontem?

Como é habitual dizer, noites alegres, manhãs tristes. Assim estamos nós.

Noites de grandes celebrações podem levar a alguns excessos no que toca à ingestão de bebidas alcoólicas. O corpo ressente-se e, no dia seguinte, a ressaca é inevitável.

A melhor maneira de evitar a ressaca é preveni-la e não exagerar no consumo de bebidas alcoólicas. Mas, se abusou, há formas de ajudar a minimizar o mal-estar, o enjoo, sede, dores no corpo e de cabeça.

Uma vez que o consumo de álcool potencia a desidratação, deve consumir muita água e/ou bebidas isotónica - que contribuem na reposição de eletrólitos, sódio e potássio no organismo - leite, sumo de tomate – e até há quem misture com picante – sumo de laranja ou chás.

Sabendo que a ressaca pode afetar cada um de modo diferente, a idade, o cansaço, o que comeu ou se bebeu ou não água, pode afetar a intensidade da mesma, sendo que conduzir com ressaca também pode significar um aumento de insegurança, uma vez que estudos indicam que o tempo de reação pode diminuir em 20%.

Além de descansar e beber líquidos, o consumo de fruta também pode acelerar o desaparecimento da ressaca, uma vez que as frutas possuem frutose - um tipo de açúcar – e que ajuda o corpo a queimar o álcool mais rápido.

Para lhe dar energia, não como um café forte, chá preto ou cola, sendo que todos eles podem ajudar também na dor de cabeça.

O consumo de couve e espinafres – que contém ácido fólico, vitamina C e enxofre – podem ajudar ainda na limpeza do fígado.

Uma sopa de legumes, ovo, atum, pepino, alho, cebola e gengibre são outros alimentos que podem ajudar a recuperação. Para o ano há mais.