21 Outubro 2020      11:42

Está aqui

Foguetões em Ponte de Sor podem gerar empregos e milhões de euros

Ponte de Sor recebe, a partir de hoje, quarta-feira, 120 estudantes de engenharia que vão construir foguetões para lançar e testar nos céus alentejanos.

Esta receção faz parte do EuRoc, uma competição universitária europeia de lançamento de pequenos foguetões (rockets), no âmbito da Portugal Air Summit, a maior cimeira aeronáutica da Península Ibérica que decorre na cidade alentejana até sexta-feira, para discutir o futuro dos setores da aviação, espaço, defesa e aeronáutica.

Os alunos vão, assim, “criar e lançar os próprios foguetões, pondo em prática a investigação científica, a pensar no desenvolvimento do setor espacial em Portugal e nas potencialidades que o Espaço oferece, em termos de emprego e de geração de riqueza”, afirma Ricardo Conde ao jornal Expresso. O presidente da Portugal Space, em conjunto com a Agência Espacial Europeia e a Câmara Municipal de Ponte de Sor, organizam a primeira competição universitária europeia de lançamento de rockets.

O responsável adianta ainda que o lançamento destes pequenos foguetões é também “uma oportunidade para chamar a atenção para a promoção de uma cultura científica e de inovação junto de jovens universitários, ampliando a base de recrutamento de futuros profissionais, para reforçar a sustentabilidade do setor aeroespacial em Portugal”. Ricardo Conde indica ainda “as inúmeras potencialidades destes foguetões, capazes de colocar em órbita pequenos satélites com aplicações nas comunicações, nos dados e em diversos outros domínios”.

O presidente da PT Space prevê igualmente outra possibilidade para estes foguetões, com “o lançamento de um veículo suborbital reutilizável”, uma ideia que já está a ser desenvolvida em Portugal e que precisará de um foguetão de lançamento, como os rockets que os estudantes europeus vêm testar em Ponte de Sor.

Para atingir estes objetivos são precisos especialistas em física e engenharia, e Ricardo Conde aponta para a criação, até 2030, “de mil postos de trabalho qualificados em Portugal, num setor que poderá atingir 500 milhões de euros em negócios”.

O Portugal Air Summit tem início com uma conferência que junta o Ministro da Ciência, Manuel Heitor, e o presidente da Agência Espacial Portuguesa, com investigadores e representantes da indústria das áreas do Espaço, Oceanos, Florestas, Território e Aeronáutica. Em analise vai estar o “Planeta Digital: novas oportunidades, empregos e negócios associados à observação da Terra para a ação climática”.

 

Fotografia de expresso.pt