4 Agosto 2016      09:27

Está aqui

FOGO NO ANDANÇAS

Já tínhamos noticiado aqui, a edição 2016 do já célebre Festival Andanças começaria no dia 1 de agosto e terminaria 7 de agosto, sendo que era expectável receber cerca de 40 mil visitantes.

O que ninguém esperava era o que aconteceu ontem, quando, no parque de estacionamento de apoio ao evento, cerca de 4 centenas de veículos tivessem sido destruídos por um incêndio.

A realizar-se na Barragem de Póvoa e Meadas, em Castelo de Vide (Portalegre), caracterizada pelo seu entorno natural e verdejante, em poucos minutos, viu ser transformado parte desse encanto num cenário desolador.

Não vítimas nem feridos e foram evacuadas cerca de 4 mil pessoas que, na maioria, tiveram um comportamento quase exemplar, acatando as orientações e não entrando em pânico.

O fogo terá tido início numa viatura – não se sabem ainda as causas e a GNR está a investigar -  e ter-se-á propagado pelo pasto seco até às outras viaturas. O cenário era desolador, com um fumo negro e espesso a tomar conta do céu e a ouvirem-se explosões dos veículos.

Entretanto o Festival vai continuar. A organização está a tentar constituir um gabinete para ajudar os festivaleiros, quer a nível logístico, quer psicológico e estará também a tratar do tema com as seguradoras.

De acordo com a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o alerta foi dado às 15:00h e pelas 18:15h o incêndio foi dado como extinto.

No local estiveram corporações de todo o distrito, cerca de 160 operacionais, com o apoio de 42 viaturas e quatro meios aéreos, segundo a Lusa.

 

Imagem daqui

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.