17 Fevereiro 2022      11:28

Está aqui

Filme sobre Salgueiro Maia chega aos cinemas a 14 de abril

Tomás Alves, ator, interpreta Salgueiro Maia

O filme “Salgueiro Maia – O Implicado” chega aos cinemas a 14 de abril, pelas mãos do realizador Sérgio Graciano, depois des vários adiamentos motivados pela pandemia, adianta o portal New in Town.

Trata-se de “uma história de ficção baseada em factos históricos, relatos pessoais, revelações íntimas, emoções reais de quem acompanhou o capitão ao longo da vida”, explica a Cinemundo em comunicado.

Assim, “Salgueiro Maia – O Implicado” retrata episódios ainda não contados sobre a personalidade histórica que, se não tivesse morrido prematuramente aos 47 anos, teria hoje 75. A produção dá a conhecer mais que o brilhante militar de abril, prestando homenagem ao homem, estudante, pai e amigo. Além disso, a narrativa aborda temas que vão das campanhas militares em Moçambique e na Guiné-Bissau à relação com a mulher, Natércia Maia, e à parentalidade.

Estas revelações “permitem perceber melhor de onde vinha a moderação, a valentia, a educação e a firmeza” de Salgueiro Maia — características de personalidade que determinaram para que o 25 de Abril de 1974 tenha sido como foi. É o retrato de um “homem que soube pensar o futuro, seguir ideias, contestando-as, vivendo uma vida cheia, alegre e fértil, solidária e sofrida”, descreve a distribuidora.

O filme, com argumento de João Matos, parte de uma investigação de António de Sousa Duarte, antigo jornalista e autor da obra biográfica “Salgueiro Maia. Um Homem da Liberdade”. Tomás Alves foi o ator escolhido para interpretar o protagonista, surgindo em cena acompanhado por nomes como Filipa Areosa, Diogo Martins, Catarina Wallenstein, Dinarte Branco, José Condessa, João Nunes Monteiro, José Raposo, Paulo Calatré, Luísa Cruz, Miguel Costa, Rodrigo Tomás e Frederico Barata.

Em 2020, quando as filmagens foram concluídas, Sérgio Graciano destacou, em declarações à agência Lusa, o “orgulho enorme” que sentia por retratar a vida “de um dos grandes heróis da História de Portugal”.

Em declarações ao Observador, o realizador acrescenta ainda que a homenagem “peca por tardia”, mas que “surge numa altura em que faz mais sentido que apareça uma história sobre Salgueiro Maia, já que se trata de uma figura ímpar. É um orgulho retratar um dos principais responsáveis da [conquista da] liberdade e é suficiente para me sentir muito orgulhoso do que estou a fazer”.

Recorde-se que Fernando Salgueiro Maia nasceu em Castelo de Vide em 1944, e ascendeu ao posto de capitão em 1971. A 25 de Abril de 1974, comandou a coluna militar que partiu da Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, ocupou a Praça do Comércio e cercou o Quartel do Carmo, em Lisboa, levando à rendição do então presidente do Conselho, Marcello Caetano, e à queda do regime ditatorial do Estado Novo.

 

Fotografia de fantastictv.pt