16 Outubro 2024      18:23

Está aqui

Ficamos velhos

Estou a ficar velho. Esta é a minha primeira constatação nesta breve crónica. Todos nós ficamos velhos e assim deve acontecer e é bom que seja. A idade traz-nos diversas coisas, por um lado enche-nos de experiência, dá-nos ferramentas muito úteis para os nossos dias futuros. São coisas que já aprendemos e coisas que já vivemos, são experiências que nos ajudam a resolver situações novas, que não o são para nós porque já a passamos.

Estamos todos a ficar velhos, até os que nasceram há poucos dias, já eles mesmo envelheceram um pouco.

Que bom era nenhum de nós ir antes do seu tempo, que esse marcado na linha não acontecesse para não dar a dor aos que cá ficam. Bem sabemos que a partida custa e que devemos aproveitar o melhor de quando cá estamos.

Regresso ao título e à minha ideia de que quando envelhecemos. Porque sim, os que cá ficamos, vamos ficando velhos e vamos aumentando a inteligência e sabedoria emocional. Não todos, vá… mas a grande maioria.

Ao ficarmos mais velhos, nos nossos trabalhos, nas nossas relações profissionais, na nossa vida, deveríamos ficar mais sábios, talvez menos venenosos… não que conheça alguém venenoso que tem a mesa posta e lhe falta uma rodela de limão. Embora a mesa esteja repleta de iguarias, tantas vezes há aqueles que disfrutaram e disfrutam de fartos banquetes e ainda assim, lhes falta a rodela de limão para acentuar a sua própria acidez.

É claro que todos nos poderíamos ver numa situação igual. Alguns têm a sorte, outros o azar… mas envelhecer é isso mesmo, conhecer quem ao nosso lado nos sorri, brinca connosco e ao mesmo tempo dedica-se a envelhecer sem botox mas com outros mecanismos que não deverão ser citados.

Envelhecer é aprender com os erros, é ser gentil e generoso, há muito tempo na juventude para ser venenoso. Esta é a palavra certa sim, quando somos jovens, somos tantas vezes venenosos, em disputas infantis que, a partir dos quarenta, desaparecem.

E quando finalmente o espelho nos diz que estamos demasiado velhos, morrenos e por muitas eulogias que nos façam, se não fizermos o bem e cuidarmos dos outros, se não dermos o carinhos e apoio, se não formos justos, tudo aquilo que nos anos a partir dos 40… será recordado.

Podemos até ter palavras de consolo na morte, mas seremos sempre recordados pelos piores atos. Por isso, ficaremos velhos, mas fiquemos dignos, honestos, justos e respeitáveis!