29 Abril 2021      11:52

Está aqui

Festival internacional de teatro do Alentejo começa hoje

A edição de 2021 do FITA – Festival Internacional de Teatro do Alentejo arranca hoje, quinta-feira, em mais de uma dezena de localidades da região, organizado pela companhia bejense “Lendias d’Encantar”.

Segundo a Rádio Pax, o festival havia sido cancelado no ano passado, devido à pandemia, mas este ano a organização decidiu voltar ao evento presencial.

Assim, o FITA vai receber 17 espetáculos de oito países, nomeadamente, Espanha, Chile, Argentina, México, Cuba, República Dominicana, Moçambique e Portugal e, até 8 de maio, Beja, Aljustrel, Almodôvar, Campo Maior, Ferreira do Alentejo, Grândola, Mértola e Santiago do Cacém são os oito concelhos que irão receber as 30 apresentações agendadas.

Em declarações à Rádio Pax, António Revez, diretor artístico do FITA, “está provado que os espetáculos são seguros” e, portanto, “não havia razão” para que o festival não pudesse ser realizado presencialmente.

Além disso, “os artistas e técnicos de todas as companhias convidadas serão testados” à covid-19, de forma a “garantir a segurança de todos os intervenientes, incluído o público”.

Hoje, no primeiro dia do evento, o auditório do Pax Julia Teatro Municipal, em Beja, recebe, às 20:00 horas, a peça “La Vida Secreta de Petra Leduc”, da companhia espanhola “Efecto Kepler.

O arranque do festival decorre também em Mértola, no Cineteatro Marques Duque, com a apresentação da peça “… Num Farol…”, às 14:00 horas.

Nesta edição, o festival inclui ainda um debate subordinado ao tema “O Teatro na atualidade”, a par com o lançamento do volume VI da Coleção Nova Dramaturgia Portuguesa, que contará com a presença dos autores que integram a obra, Rui Xerez de Sousa e Sandra Gomes, a 4 de maio, em Beja.

Considerado “o maior evento do género no sul do país”, o FITA integra, desde 2018, duas redes internacionais de festivais ibero-americanos, juntamente com outros 52 festivais de todo o mundo. A sua 8.ª edição, à semelhança de anos anteriores, traz ao Alentejo “companhias profissionais de teatro de dezenas de países daquela área geográfica”.

De acordo com a Lendias d’Encantar, “além do crescimento em território e em número de público participante, em 2020, foi considerado evento Premium pelo Turismo do Alentejo, confirmando a sua importância também ao nível da economia da região, sendo evidente o seu contributo direto e indireto para o tecido empresarial do Alentejo”.

O evento, apesar de se realizar maioritariamente em todo o Alentejo, tem uma intervenção que ultrapassa em muito o território nacional, como provam as ações de promoção e captação de públicos desenvolvidas, em 2019, em Espanha, Cuba, Brasil, Argentina, Uruguai, Chile e República Dominicana.

Recorde-se que, anualmente, a Lendias d’Encantar faz deslocar uma equipa a diversos países do espaço ibero-americano, no intuito de contratação de companhias de teatro estrangeiras, mas também de captação de públicos, sendo já também evidente a presença de público estrangeiro nos espetáculos promovidos no âmbito do FITA.