19 Julho 2018      19:21

Está aqui

Festival Internacional de Música de Portel estende-se a Alandroal e a Redondo

É na atmosfera musical inigualável de Portel que se reúne todos os anos um extraordinário lote de músicos nacionais e estrangeiros, liderados pela direcção artística do maestro português Luis Miguel Clemente.

Este ano, acresce ao evento Orquestra Ancional de Sopros – Vila de Portel, evento que o Município de Portel promove há mais de uma década, a primeira edição do Festival Internacional de Portel, que integra duas orquestras (Sinfónica e Sopros) que proprcionam ao público, um festival de música erudita ímpar, inspirador e inesquecível.

Concertos sinfónicos, concertos de "Música no Património", e masterclasses na direcção de orquestra, integram uma programação pensada e trabalhada no sentido de explorar novos caminhos e novos públicos. Maestros e artistas convidados, músicos e professores participantes integram os workshops de exploração do património material e imaterial local.

O Festival Internacional de Música de Portel proporciona assim este ano uma extraordinária combinação de oportunidades artísticas e musicais, destinadas a jovens instrumentistas, profissionais emergentes e estudantes de música, de todas as nacionalidades e idades.

Até ao próximo dia 28 de Julho, desenvolve-se uma Academia de Orquestra com um estimulante programa de treino musical, desenhado para contribuir pedagogicamente para o desenvolvimento e aperfeiçoamento artístico de instrumentistas de orquestra sinfónica, orquestra de sopros e solistas. Na sua vertente formativa, os participantes têm a oportunidade de integrar os grupos residentes do festival: ensembles de música de câmara, a Jovem Orquestra da Costa Atlântica e a Orquestra Nacional de Sopros.

No decorrer desta primeira semana, os músicos da Jovem Orquestra da Costa Atlântica, tiverm a oportunidade promover concertos descentralizados da sede de concelho, dando lugar a concertos de câmara bastante emocionantes, nomeadamente nas igrejas de Monte do Trigo e Vera Cruz.

A próxima quarta-feira, dia 25, acolherá mais 3 concertos de câmara, todos a iniciar pelas 21h30, nas freguesias de Alqueva, Oriola e Portel.

O destaque contudo, vai para os concertos agendados para os dias 21 e 28 em Portel, no Auditório Municipal e com entrada gratuita, onde serão interpretadas pelas orquestras obras e compositores clássicos como Mozart e Beethoven.

Para além destes, uma nota ainda para dois concertos agendados nos Centros Culturais de Alandroal e Redondo, a 20 e 27 de Julho respectivamente.

 
CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.