13 Dezembro 2024      12:39

Está aqui

Festival Imaterial em Évora cancelado

A 5.ª edição do Festival Imaterial, que deveria acontecer de 16 a 24 de maio de 2025, em Évora, foi cancelada, após a Fundação Inatel ter retirado o apoio financeiro.

Em declarações à Lusa, Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara Municipal de Évora, disse que “a retirada do apoio financeiro do Inatel põe em causa o Festival Imaterial”, pelo que “não será possível realizar” a próxima edição.

Recorde-se que o evento foi realizado pela primeira vez em 2021, fruto de uma parceria entre a Câmara de Évora e a Fundação Inatel, para promover o Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

“Fui surpreendido, numa reunião com os responsáveis do Inatel, por terem dito que, por decisão das novas orientações estratégicas, entendiam dar prioridade a outras áreas e que esta não era prioritária para eles”, argumentou o autarca.

Neste sentido, “não temos condições financeiras para, com este corte, podermos manter o festival”, justificou o responsável.

Quanto ao futuro do evento, o presidente do município admitiu “ponderar a possibilidade de ter novos parceiros ou encontrar uma solução diferente”, mas reiterou a necessidade de analisar as soluções em conjunto com programadores e elementos da produção.

“As várias possibilidades estão em aberto, mas, claramente, o Imaterial, como se realizava, não vai ter lugar”, acrescentou.

O Imaterial, cuja programação esteve sempre a cargo do diretor artístico e de produção do Festival Músicas do Mundo (FMM) em Sines, Carlos Seixas, incluía concertos, cinema, performance, conferências e conversas.

A edição de 2023, divulgou a organização, em março passado, no lançamento da edição deste ano, contou com mais de 6.000 espetadores.

 

Fotografia de diariodosul.pt