Concertos, desfiles de samba e cante alentejano estão em destaque na 7.ª edição do Festicante, que vai decorrer em Aljustrel, este fim de semana, e juntar em palco as culturas do Alentejo e do Brasil.
A iniciativa, que se realiza, hoje e amanhã, no Parque da Vila, naquela sede de concelho do distrito de Beja, “misturará os sons e a gastronomia do Alentejo e do Brasil, numa partilha multicultural”, revelou a câmara, em comunicado.
A autarquia, que promove o evento, acrescentou que o Festicante tem vindo, “ano após ano, a afirmar-se no panorama regional, divulgando a cultura, em particular o cante alentejano, mas também a gastronomia e as vivências de diferentes regiões e países”.
A edição deste ano arranca pelas 14:00 de hoje, com um mercado de artesanato, antiguidades e produtos locais.
A música é um dos atrativos do programa, sendo que, no primeiro dia, estão previstas atuações de Jorge Belchior, Martim Helena, Brasil Tropical Band e do DJ Las, além do desfile de uma escola de samba.
No domingo, será a vez de subirem ao palco os grupos Bandidos do Cante e a banda Moleques do Samba.
O cante alentejano também não vai faltar nos dois dias de Festicante, com as atuações dos grupos Flores de Primavera, Margens do Roxo, Os Cigarras, de Cantares Femininos de Aljustrel e do Sindicato Mineiro de Aljustrel, na tarde de sábado, ao lado de Jorge Belchior.
Para domingo, está previsto o espetáculo juvenil “Vozes da Nossa Terra”, com os grupos Fora de Tempo e Moços da Talha.
Oficinas de gastronomia, de samba e de capoeira, rodas de jogo e de maculele, uma exposição de pintura da autoria de Maramgoní e a mostra coletiva da NAVA complementam a programação cultural desta edição do Festicante, que vai contar ainda com tasquinhas.