19 Janeiro 2017      15:59

Está aqui

FESTIVAL DA ENGUIA DA LAGOA DE SANTO ANDRÉ ARRANCA AMANHÃ

A 3.ª edição do Festival da Enguia da Lagoa de Santo André - Mostra Gastronómica nos Restaurantes, começa amanhã e decorre até dia 29 de janeiro em Santo André (Santiago do Cacém).

Durante dez dias, os restaurantes Cascalheira, Chez Daniel, Martins, Faz-te Esperto, Ti Lena, A Charrua – Kasa das Espetadas, Quinta do Giz, Tasquinha do Ilídio, Snack Bar Arco Íris, Cantar D’Alto, Ti Adélia e Cantinho dos Sabores, todos situados na freguesia de Santo André, disponibilizam vários pratos confecionados com uma das mais tradicionais maravilhas gastronómicas locais, num acréscimo de dois estabelecimentos em relação à 2.ª edição do Festival e de mais cinco em relação ao ano de estreia.

Enguias fritas e grelhadas, ensopado de enguias, cadeirada de enguias, ou cataplana de enguias, são alguns dos pratos que os doze restaurantes aderentes disponibilizam nos dez dias do Festival, que vai ser abrilhantado com momentos de animação cultural, que prometem ser o complemento ideal da vertente gastronómica. A iniciativa não tem qualquer caráter competitivo, nem pressupõe qualquer classificação entre os participantes, que vão estar, uma vez mais, única e exclusivamente focados em dar a conhecer aquele que é considerado um orgulho da gastronomia local.

“Contamos, à partida, com um produto de alta qualidade”, assegura Álvaro Beijinha, presidente do município, atendendo a que “a Lagoa de Santo André é um ex-libris ambiental, integrada numa Reserva Natural”. O Presidente da CMSC recorda a opinião de pescadores e cozinheiros locais. “Esta é a época em que a enguia está mais suculenta, está ‘no ponto’ para ser confecionada”.

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.