15 Dezembro 2021      19:28

Está aqui

Festas do Povo de Campo Maior são Património da Humanidade

As Festas do Povo de Campo Maior, no distrito de Portalegre, foram hoje classificadas como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

A informação foi adiantada por António Ceia da Silva, presidente da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo, na sua página de Facebook. “Estive na génese das candidaturas do Alentejo à Unesco. Grandes momentos: o Cante Alentejano, os Chocalhos, a Falcoaria, os Bonecos de Esremoz, Castro Verde. Grandes momentos que levaram o Alentejo a ser a Região com mais bens classificados da UNESCO. Hoje mais uma vitória que nos  faz chorar e nos deixa orgulhosos”, pode ler-se na publicação. “Viva o Comendador Rui Nabeiro e o Povo de Campo Maior”, celebra ainda Ceia da Silva.

A inscrição como Património Cultural Imaterial das festas comunitárias portuguesas, na vila de Campo Maior, foi aprovada ao início desta tarde, na 16.ª reunião do Comité do Património Mundial da UNESCO, que está a decorrer em Paris até sábado. 

Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha, considerou um “orgulho” a classificação. “É um sentimento de orgulho, pese embora esta questão de termos sido surpreendidos”, porque a apreciação da candidatura estava marcada “para quinta-feira”, afirmou. Mas, “aquilo que interessa realmente é o selo e, então, é com isso que estamos muito satisfeitos” e “extremamente orgulhosos” frisou.

As Festas do Povo de Campo Maior são uma tradição secular e são conhecidas por apresentarem dezenas de ruas decoradas com milhares de flores de papel, feitas pela população de forma voluntária.

 

Fotografia de tsf.com