1 Abril 2019      10:17

Está aqui

Festas do Povo de Campo Maior oficialmente candidatas a Património da Humanidade

Já está entregue o dossier de candidatura das Festas do Povo de Campo Maior a Património Cultural Imaterial da Humanidade. A candidatura foi ontem entregue na UNESCO em Paris, pela mão de António Ceia da Silva, o presidente da região de turismo do Alentejo.

Em Campo Maior todos querem ver as “Festas do Povo” reconhecidas pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade, e já em 2019.

As Festas do Povo de Campo Maior têm a particularidade de só acontecerem quando o povo decide que elas devem acontecer, está prevista a realização destas festas para 2019, mas se forem consideradas Património Mundial, a Festa só se realizará em 2020.

A tradição é secular e é o povo que se mobiliza e decora com flores de papel, cada uma das suas ruas, particularmente as que compõem o centro histórico da vila e o trabalho desenvolvido em cada das ruas fica em segredo, desde o mote das decorações, as cores das flores, os padrões, enfim, todos os detalhes e só é dado a conhecer na noite da “enramação”, isto é, da montagem e decoração da rua. O trabalho é de tal maneira exigente que começa sempre em janeiro, ou seja, meio anos antes do evento.

Em apenas 15 anos, entre 1989 e 2004, o número de visitantes das Festas do Povo duplicou. As últimas Festas do Povo decorreram em 2015 e tiveram um número de visitantes que superou qualquer expectativa: cerca de um milhão.

Imagem de capa de mysound-mag.com

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão

 

 

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.