11 Agosto 2018      13:48

Está aqui

Festas de Campo Maior querem ser Património Mundial em 2019

A convicção do presidente da Câmara de Campo Maior, Ricardo Pinheiro, é forte e a vontade do povo também.

Em Campo Maior todos querem ver as “Festas do Povo” reconhecidas pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade, e já em 2019.

Para já, decorre a fase de consulta pública até 26 de setembro após o pedido de registo das “Festas do Povo de Campo Maior” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

As Festas do Povo de Campo Maior têm a particularidade de só acontecerem quando o povo decide que elas devem acontecer, está prevista a realização destas festas para 2019, mas se forem consideradas Património Mundial, a Festa só se realizará em 2020.

A tradição é secular e é o povo que se mobiliza e decora com flores de papel, cada uma das suas ruas, particularmente as que compõem o centro histórico da vila e o trabalho desenvolvido em cada das ruas fica em segredo, desde o mote das decorações, as cores das flores, os padrões, enfim, todos os detalhes e só é dado a conhecer na noite da “enramação”, isto é, da montagem e decoração da rua. O trabalho é de tal maneira exigente que começa sempre em janeiro, ou seja, meio anos antes do evento.

Em apenas 15 anos, entre 1989 e 2004, o número de visitantes das Festas do Povo duplicou. As últimas Festas do Povo decorreram em 2015 e tiveram um número de visitantes que superou qualquer expectativa: cerca de um milhão.

Em jeito de homenagem e para ir preparando as festas, a autarquia realiza todos os anos o “Jardim de Papel” - este ano decorre de 15 a 19 - uma iniciativa que decora o jardim municipal com as típicas flores de papel e que conta com um programa de animação que tem a fadista Carminho, no dia 17, pelas 23h, como ponto alto.

Tudo o que precisa saber sobre as Festas do Povo de Campo Maior está aqui.

 

 

Imagem de  mysound-mag.com

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão