A edição deste ano da Festa da Vinha e do Vinho começa hoje, quarta-feira, pelas 10:00, em Borba, com a participação de cerca de 70 expositores, com destaque para os produtores do Alentejo.
Segundo a Câmara Municipal de Borba, o evento vai decorrer até ao dia 11 de novembro, no pavilhão de eventos, com entrada livre, para promover sobretudo os vinhos do Alentejo, com a participação de produtores que apresentam as suas marcas para degustação e venda.
De acordo com a organização, o certame conta com uma programação variada, com espetáculos musicais, animação de rua, cante alentejano, dança, o Concurso Regional do Rafeiro Alentejano, colóquio técnico, showcooking, visitas às vinhas e adegas, encontro de bandas filarmónicas, folclore, atividades desportivas, artesanato, fogo-de-artifício e provas de vinhos.
Quanto à animação musical estão agendados os concertos de Os Garridos e Cantadeiras de Redondo e o grupo Tranquiliza, na quarta-feira, fadistas do concelho e Ricardo Ribeiro, no dia seguinte, e Capitão Fausto, Dj Brat e Dj Fifty, na sexta-feira.
João Pedro Pais, Smells Like 90’s e Dj Ti Manel vão atuar no sábado e Micaela subirá ao palco no domingo, ficando o encerramento a cargo de Zé Pedro Sousa, no dia 11.
No sábado, está também em destaque o circuito das tascas, a partir das 11:00, animado pelos grupos Os Garridos e Chegam às Tantas.
Já o cortejo “A Vinha e o Vinho” está marcado para domingo, às 14:00, enquanto no dia de encerramento o programa inclui ainda a apresentação do livro “Alentejo de Honra – uma História do Vinho do Alentejo”, de José Calado, às 15:00, e o arraial de São Martinho, a partir das 18:00.
A exposição “Borba A Vinha e o Vinho” pode ainda ser visitada no Celeiro da Cultura, até ao final deste mês.
A festa é organizada pelo município, em conjunto com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana e a Associação Técnica dos Viticultores do Alentejo.
Fotografia de terraruiva.pt