24 Junho 2019      14:35

Está aqui

Ferreira do Alentejo celebra 121 anos da independência das Filipinas com concerto

Não se trata de um evento comum mas decorre das relações entre a República das Filipinas e o Município de Ferreira do Alentejo, que recebe o concerto das comemorações do 121º Aniversário da Proclamação da Independência das Filipinas, no próximo dia 21 de junho, às 21h30, no Jardim Público de Ferreira do Alentejo.

Apesar da independência das Filipinas só ter sido formalizada em 1946, os filipinos celebram a declaração independentista de 1898 frente aos espanhóis, que os Estados Unidos não aceitaram, substituindo durante meio século o antigo colonizador europeu, que batizara as ilhas em honra do futuro Filipe II de Espanha, então príncipe herdeiro. O pai de Filipe II era o imperador Carlos V, a mãe a portuguesa D. Isabel, filha de D. Manuel I.

"Sabemos pouco de Portugal nas Filipinas, tirando a história de Magalhães", admite Alfonso "Coke" Bolipata ao DN. A embaixadora concorda e diz que o mesmo acontece em Portugal em relação às Filipinas, por isso haver necessidade de mais eventos como este do Pundaquit Virtuosi.

O concerto As Estrelas e o Sol, aborda música filipina contemporânea, com os filipinos Zildjian Marcos e Gabriel Mendonza e com a direcção musical de Alfonso "Coke" Bolipata.

O repertório dos Pundaquit Virtuosi tanto é popular, com música filipina de várias regiões, como clássico e até moderno, pois pode incluir Bohemian Rapsody dos Queen.

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.