27 Outubro 2022      09:30

Está aqui

Fernanda Sesifredo é a vencedora do Prémio Literário Hernâni Cidade 2022

Fernanda Sesifredo, de Redondo, venceu, com a obra “Liberdade”, a edição deste ano do Prémio Literário Hernâni Cidade, instituído pela Câmara Municipal de Redondo.

Dedicada à modalidade de crónica, esta 27.ª edição do Prémio Literário Hernâni Cidade teve, de acordo com a autarquia, citada pela agência Lusa, “Liberdade” como tema.

Este ano, foram submetidas a concurso 163 obras, tendo participado autores de Portugal, Itália e Brasil.

A obra “A Última Liberdade”, da autoria de Ana Maria Gonçalves, de Redondo, foi distinguida com o 2.º prémio, enquanto o 3.º prémio foi atribuído à obra “O Supremo”, de Marcos Campos, de Natal, no Brasil.

As obras “A Palavra Liberta”, de Suyá Carneiro Lóssio, do Brasil, e “Em Paz”, de Giselle Fiorini Bohn, também do Brasil, foram distinguidas com menções honrosas.

Os prémios atribuídos aos três primeiros lugares foram de 750, 375 e 250 euros, respetivamente.

Criada pelo Município de Redondo, através da sua biblioteca municipal, esta iniciativa conta também com a Junta de Freguesia de Redondo e o BPI como entidades parceiras.

Os objetivos deste prémio literário passam por prestar homenagem a Hernâni Cidade, professor e escritor natural de Redondo, e por estimular a criatividade literária dos jovens e dos adultos. 

Hernâni António Cidade, doutorado em Filologia Românica, foi ensaísta, investigador e professor de liceu e das faculdades de Letras do Porto e de Lisboa.

Considerado um grande especialista na história da cultura e da literatura portuguesa, Hernâni Cidade notabilizou-se também pelos seus ensaios sobre Camões.

Foi colaborador de vários títulos da imprensa periódica, como A Águia, Seara Nova e Primeiro de Janeiro, entre outros, tendo também codirigido o Diário Liberal. Ficou igualmente ligado à fundação da Colóquio: Revista de Artes e Letras e da Colóquio/Letras.

Hernâni Cidade nasceu em Redondo, no ano de 1887, e faleceu em Évora, em 1975.