20 Novembro 2017      10:10

Está aqui

ÉVORA: FACHADA DE SANTO ANTÃO RECUPERADA COM CORES ORIGINAIS

A Igreja de Santo Antão, na emblemática Praça do Giraldo em Évora, está a sofrer obras de restauro, particularmente na sua fachada e com a descoberta dos "stucco", que são altos-relevos e decoração feita com massa, com cores originais como o cinza, o vermelho e o azul, talvez não vá ficar como a conhecemos.

É que com a uniformização das cores do centro histórico feita a partir de 1937 e que considerou as cores branca e ocre como as tradicionais, muitas das cores que compunham os edifícios foram-se perdendo. Agora as obras de conservação e restauro da fachada daquela igreja preparam-se para devolver as cores originais ao edifício que vão, segundo Ana Paula Amendoeira, da Direcção Regional de Cultura do Alentejo, enriquecer a imagem da Praça do Giraldo.

Segundo a responsável, durante a limpeza dos rebocos, descobriram-se sob a cal, altos-relevos pintados com outras cores que não o branco e o amarelo, mas também o cinza, o vermelho e o azul, contemporâneas da construção da igreja, de finais do século XVI/XVII.

O Laboratório HERCULES, da Universidade de Évora, confirmou após a análise aos rebocos existirem cores originais, que estão a ser consideradas no restauro final, particularmente os altos-relevos coloridos no tímpano do frontão da fachada.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.