No âmbito da programação da Cidade do Vinho 2025, o Centro Interpretativo do Boneco de Estremoz acolhe, entre hoje, 17 de maio e 3 de agosto, a exposição “A Vinha e o Vinho no Figurado de Estremoz”. A mostra reúne obras originais de vários barristas locais, que aceitaram o desafio de criar peças alusivas ao universo vitivinícola.
A iniciativa pretende valorizar a tradição do figurado de Estremoz — classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO — associando-o a uma das expressões identitárias mais fortes da região: a produção de vinho. Através da criatividade dos artesãos, a vinha e o vinho ganham forma em peças únicas de barro pintado, repletas de cor, detalhe e simbolismo.
Participam na exposição os barristas Afonso e Matilde Ginja, Ana Catarina Grilo, Ana Maria Godinho, Carlos Alberto Alves, Fátima Estróia, Inocência Lopes, Irmãs Flores, Jorge da Conceição, José Carlos Rodrigues, Madalena Bilro, Manuel Broa, Ricardo Fonseca, Sandra Cavaco e Vera Magalhães. A mostra pode ser visitada na Sala de Exposições Temporárias do Centro Interpretativo, em Estremoz, com entrada gratuita.