27 Junho 2021      11:00

Está aqui

Exportação para os EUA de vinho com rolha de cortiça crescem 97%

A exportação para os EUA de vinho com rolha de cortiça cresceram 97% e, numa década, os Estados Unidos da América (EUA) são o principal mercado de exportação da cortiça, com um valor de 196 milhões de euros.

Os norte-americanos são os maiores consumidores mundiais de vinho e o mercado de vinho premium nos EUA é agora liderado por vinhos vedados com rolha de cortiça. Embora para nós portugueses vinho e cortiça terem uma relação direta, nos EUA era mais comum encontrar-se vinho com vedantes artificiais: rosca ou rolha plástica.

Desde 2010 até 2020, as vendas de vinhos engarrafados com rolha de cortiça aumentaram 97%,  segundo a consultora Nielsen, e que analisa a evolução das vendas das 100 principais marcas premium.

Nestes últimos dez anos, o estudo revela que a quota de mercado dos vinhos engarrafados com rolha de cortiça aumentou de 47% para 67,6%; no final de 2020, cerca de 72% das 100 marcas premium norte-americanas já utilizavam rolha de cortiça.

A nível interno, os vinhos norte-americanos que optam pela cortiça lideram em todas as categorias de preços, em especial nos vinhos com preços acima de 10 dólares (cerca de 8,40€) por garrafa, com a cortiça a ser usada por 90% dos vinhos acima de 20 dólares.

João Rui Ferreira, presidente da APCOR - Associação Portuguesa da Cortiça, “Estes dados vêm demonstrar a perceção de qualidade de um vinho que utiliza uma rolha de cortiça, o reconhecimento das credenciais únicas e de sustentabilidade deste produto e a preferência do consumidor americano por este vedante, que é efetivada no momento de compra.” acrescentando que “É com entusiasmo que analisamos estes dados. (...) As rolhas de cortiça ocupam um lugar de destaque nas exportações, representando mais de 80%, o que significa €162M. A cortiça é o segundo maior exportador português para o mercado americano e, provavelmente o de maior valor acrescentado a nível mundial.”

 

Metodologia: Dados recolhidos através da Nielsen Scanning em supermercados. O Top 100 das marcas premium inclui o vinho de mesa doméstico, em garrafa de 750ml, com preço superior a $6.

A APCOR foi fundada em 1956 e tem como missão promover e divulgar a indústria no país e no mundo. Representa atualmente mais de 250 empresas - responsáveis por 80% do volume total de negócios do setor e 85% das exportações portuguesas de Cortiça.

 

Imagem de apcor .pt