23 Novembro 2020      11:34

Está aqui

Expansão do terminal de contentores do Porto de Sines já foi adjudicada

A empresa PSA Sines adjudicou a primeira fase de expansão do terminal de contentores do Porto de Sines (Terminal XXI) ao agrupamento composto pelas construtoras Mota-Engil e Etermar, revela o Jornal Sudoeste.

Em declarações ao jornal, fonte da PSA afirma que esta fase da ampliação está avaliada em 16,5 milhões de euros, contemplando “a construção de mais 204 metros de cais de forma a dotar o terminal de um cais corrido com 1.150 metros até ao final de 2021”.

A PSA Sines acrescenta ainda que “esta é a primeira fase de expansão após processo de renegociação da concessão do Terminal XXI que, na sua configuração final, apresentará um cais com 1.750 metros a serem construídos de forma faseada”.

A empresa recorda igualmente que o projeto de expansão do Terminal XXI “é o resultado do aditamento ao contrato de concessão celebrado entre a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) e a PSA Sines, permitindo agora a realização de novos investimentos referentes à ampliação do cais e modernização do terminal, projetando o aumento da capacidade de movimentação anual de 2,3 para 4,1 milhões de TEU (contentores de 20 pés)”.

“Este investimento vem reforçar a capacidade do terminal em receber vários navios megacarriers em simultâneo, aumentando assim a sua oferta operacional ao mesmo tempo que reforça a sua importância para o desenvolvimento económico da região e do país”, concluiu a empresa.

 

Fotografia de supplychainmagazine.pt