15 Março 2018      15:14

Está aqui

Exército remove 580 mil m3 de terra para aumentar barragem de Alcácer

O Exército Português está a trabalhar na remoção de terras e limpeza do leito da Barragem do Pego do Altar em Alcácer do Sal com o fim de aumentar a sua capacidade de armazenamento. Os trabalhos envolvem o Regimento de Engenharia nº 1, de Tancos, do Regimento de Engenharia nº 3, de Espinho, e da Companhia de Engenharia de Combate Pesada, da Brigada Mecanizada, em Santa Margarida, e arrancaram a 14 de fevereiro.  Nas operações estão envolvidas 3 escavadoras de lagartas, 3 tratores de lagartas, 7 auto-dumper, 1 pá-carregadora de lagartas, 3 viaturas basculantes, 1 autotanque de combustível e 1 autotanque de água.

Estes trabalhos decorrem de um protocolo entre o Exército e a Agência Portuguesa do Ambiente e abrangem uma área de cerca de 90 hectares, que demorarão pelo menos 7 meses a ser intervencionadas. Quando estiverem concluídos os trabalhos o Exército terá removido qualquer coisa como 580 mil metros cúbicos de terra daquela barragem.

Na sexta-feira, 16 de março, o Ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes, e o Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes visitam esta barragem, após a entrega do Prémio Defesa Nacional e Ambiente, um prémio anual que "simboliza o compromisso da Defesa Nacional com a preservação do Ambiente", como refere o Gabinete do Ministro da Defesa Nacional em comunicado.

Imagem de capa de exercito.pt.