30 Março 2019      10:22

Está aqui

A execução de Fundos Comunitários é muito poucochinha

Uma informação errada e extremamente preocupante que o Governo português tem tentado fazer passar, tem a ver com a execução do Portugal 2020 e de alguns dos seus Programas Operacionais (Temáticos/nacionais e Regionais).

Já passaram 5 anos e a taxa de execução é de 32,6%. Já passaram os anos de 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018 e nem um terço do Acordo Parceria se encontra executado. É a pior execução de sempre! De todos os Quadros Comunitários de Apoio.

Esta execução vem demonstrar com toda a clareza porque é que o investimento em Portugal bate recordes históricos negativos.

Esta fraca execução é a evidência das falhas no funcionamento das nossas Infraestruturas públicas. É por isso que a nossa ferrovia não funciona, e nos deparamos com a supressão de comboios e de muitos dos seus atrasos. É por isso que caem os motores dos comboios e as cantonárias também caem.

É por isso que os nossos hospitais, as nossas escolas e muitas Infraestruturas públicas se encontram em franca degradação.

O Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) tem uma execução de 20%. Este é um dos principais instrumentos para a concretização e valorização das infraestruturas públicas.

 

O Senhor Primeiro-ministro e o ex-Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques (o pior ministro que passou por este Governo) são grandes responsáveis pelo congelamento do investimento durante estes últimos 3 anos.

Em relação a outros programas, a execução também é muito fraca.

Como é que se justifica que o Programa Compete (competitividade/internacionalização) que é especificamente para apoiar as empresas, tenha executado apenas 32,2% do montante global?

Como é que se justifica que o Programa Inclusão Social e Emprego tenha apenas 28,3%? 

Como é que se justifica que os Programas Operacionais Regionais do continente tenham, na sua grande maioria, uma execução abaixo dos 20%? 

Como é que se justifica que o Fundo de Coesão tenha uma baixíssima execução de 18%? E o FEDER 29%? E o Fundo Social Europeu 33%? 

 

Este é de facto um Governo poucochinho, também na execução dos fundos comunitários. É um Governo que os portugueses não se vão esquecer, mas pelas piores razões.

 

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.