17 Abril 2020      13:12

Está aqui

Évora vai celebrar 25 de abril pela rádio

Eduardo Luciano, vereador da cultura da Câmara de Évora

Este ano não ha celebrações do 25 de Abril com espetáculos na Praça de Giraldo, assim como outras manifestações públicas em Évora.

Assim a pandemia de COVID-19 obriga. Mas para não deixar passar a data em claro a Autarquia optou por recorrer à Rádio para comemorar o 25 de Abril.

Este meio de comunicação social foi, aliás, um dos principais recursos da Revolução de Abril, inclusive, em simultâneo com as principais ocorrências. A memória daqueles dias de vitória está assim intimamente ligada a este órgão de comunicação e é essa memória que também se pretende homenagear. Para concretizar estes objetivos, a Câmara Municipal de Évora associa-se à Diana FM e Rádio Telefonia do Alentejo, as duas rádios locais do concelho, para transmitir duas emissões especiais, dias 24 e 25 de abril, que podem ser ouvidas e apreciadas na frequência destas estações emissoras, em 94.1 e 103.2 FM; nos respetivos sites, em www.dianafm.com e www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt/; e numa das redes sociais do município, em www.facebook.com/evoranoticias.

“Rádio 25 de Abril - Sintonize a Liberdade” é o nome das duas emissões comemorativas. No dia 24, esta programação específica estará no ar das 22h00 até pouco depois das 00h00, com comentários e relatos que a história não permite apagar ou deixar esquecer e com músicas de autores da Revolução de 1974, como é o caso de José Mário Branco, falecido em 2019. Temas que vão ser reinterpretados, alguns dos quais ao vivo, por artistas de Évora, nomeadamente, Tó Zé Bexiga, Xinês, Bob o Vermelho, Nuno do Ó, Carlos Menezes, Mara e Joana Ricardo, João Baião, Mário Lopes e Zé Peps.

Também haverá lugar para a interpretação de músicas originais, por alguns destes participantes, encerrando a emissão com a canção “Grândola Vila Morena”, de Zeca Afonso. Na programação de dia 25, que irá ser emitida entre as 09h00 e as 12h00, na Diana FM, estão incluídos igualmente os apontamentos históricos e a música, mas também depoimentos de adultos que têm experiências para partilhar com o público e declarações de crianças que vão expressar na rádio o que sabem e o que significa para elas o 25 de Abril. Entre os participantes da emissão deste dia estão o músico Nuno do Ó, que irá cantar temas de José Barata Moura, Bru Junça, Carlos Marques e a Susana Cecílio, Tozé e Cristina Viana, que irão contar histórias destinadas aos mais novos, mas também a todos os que acreditam que, mesmo à distância e distantes uns dos outros, muito pode ser feito pela História, pela Democracia e pela Cultura.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.