27 Março 2021      09:49

Está aqui

Évora no último lugar quanto à satisfação com a qualidade de vida

A cidade de Évora, a par de Lisboa, Porto e Setúbal, está entre as capitais de distrito nacionais que mais desagrada aos seus habitantes.

Após uma análise realizada pela Deco - Proteste, em 12 cidades - Évora foi a a única alentejana em estudo - Viseu é o município com mais qualidade de vida, de acordo com o nível de satisfação dos seus habitantes, com 7,4 de satisfação numa escala de 10. Évora é última com 6.

Participaram quase 3500 portugueses neste estudo sobre a qualidade de vida nas cidades nacionais e que contemplava vertentes como o custo de vida, a segurança e criminalidade e a limpeza e gestão de resíduos.

A acompanhar Viseu nas cidades com melhor qualidade de vida estão Leiria e Braga.

O estudo foi realizado através de um questionário online aos subscritores das revistas da DECO Proteste a habitantes das 12 capitais de distrito com mais população: Aveiro, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu.

A cidade alentejana surge com pontuações negativas no mercado da habitação, onde na oferta de casas e respetivos preços, em dez pontos, a capital alentejana é a cauda da lista com 4,1 pontos. Foram 60% dos inquiridos eborenses que se revelaram insatisfeitos com o mercado de a habitação da cidade Património Mundial da UNESCO.

Ao nível do custo de vida, Évora está entre as mais baixas - juntamente com Lisboa e Faro - mas é última nas cidades com mercado de trabalho abaixo do valor médio, com menor nível de educação, de cultura, desporto e lazer, na limpeza e gestão de resíduos e na mobilidade e penúltima no emprego e mercado de trabalho .

Pode ver aqui o estudo completo https://www.deco.proteste.pt/familia-consumo/ferias-lazer/noticias/viseu...

 

Imagem de François Philipp em wikimedia.org