21 Dezembro 2017      12:32

Está aqui

ÉVORA: NOVO SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POUPA 70% DE ENERGIA E 30% DE ÁGUA

O regadio agrícola, que necessita de muita energia e é responsável pelo consumo de cerca de 70% da água a nível mundial, está a causar forte pressão no consumo de água que é um bem cada vez mais escasso e com cada vez maior procura, resultado do aumento da população mundial. Para tornar o sistema sustentável é preciso não só reduzir o consumo de água mas também reduzir a quantidade de combustíveis fosseis utilizados na irrigação agrícola.

A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora está envolvida num projecto europeu, o MASLOWATEN, que integra mais duas universidades europeias, várias empresas e instituições ligadas ao regadio e desenvolve neste momento soluções de irrigação fotovoltaica, com uma unidade de pesquisa em Alter do Chão, no Alto Alentejo, duas em Espanha e uma na Itália e onde se estima que será possível poupar 75% com a energia e 30% com a água utilizada na rega agrícola.

Segundo Luis Narvarte, professor da Universidade Técnica de Madrid, e coordenador do projecto os sistemas de irrigação solares deverão criar um mercado global com um valor de 9 mil milhões de euros.