13 Janeiro 2023      10:45

Está aqui

Évora seleciona 14 projetos para “Artes à Rua”

A chamada para novas criações do festival “Artes à Rua” recebeu 92 propostas de novas criações artísticas, tendo sido selecionados 14 projetos, o que “significa um investimento em criação de 100 mil euros a ser realizado durante o ano de 2023”, revelou a Câmara Municipal de Évora.

Em comunicado, a autarquia refere que as propostas artísticas recebidas vão desde as artes performativas e visuais a projetos participativos e colaborativos. Os 14 projetos selecionados, que serão desenvolvidos no concelho de Évora, foram escolhidos por um júri composto por profissionais da área da cultura, nomeadamente Daniela Salazar, César Silveira e Susana Picanço.

Segundo a mesma fonte, “importa, nesta fase, assinalar que o trabalho de avaliação e escrutínio desenvolvido pelo júri decorreu com normalidade, tendo em conta o elevado número de propostas submetidas, o que justifica a ultrapassagem dos prazos inicialmente previstos para comunicação dos resultados da Chamada para Novas Criações”.

Assim, “os resultados e os nomes dos artistas, criadores e agentes culturais com projetos selecionados já foram comunicados por email a todos os participantes e serão publicados nos canais de divulgação da Câmara Municipal de Évora, após a aceitação por cada proponente”, acrescenta a autarquia.

Além disso, o município esclarece que o júri usou os seguintes critérios gerais de avaliação: projetos com um ou mais artistas em diálogo; projetos com cruzamentos disciplinares; projetos participativos e colaborativos; projetos desenvolvidos por artistas ou agentes culturais que não tenham a sua atividade regular apoiada por outros apoios financeiros do município.

De acordo com o mesmo comunicado, a Câmara Municipal “terá em consideração as várias propostas não selecionadas para outras oportunidades de programação futuras”, sendo que o período de reclamação termina no dia 23 de janeiro.

 

Fotografia de dianafm.pt