30 Julho 2018      10:05

Está aqui

Évora: Pulverizador inteligente de vinha vai reduzir uso de pesticidas

A Hexastep, uma PME tecnológica a operar em Évora, Almada, Holanda e Angola, já testou o CARTS, um pulverizador inteligente de vinha que é capaz de calcular o volume de pulverização de pesticidas em função do volume de folhagem. Os testes decorreram em Évora e envolveram a Universidade de Évora e a Fundação Eugénio de Almeida.

Para os responsáveis da empresa, há vantagens ambientais e económicas na utilização do equipamento e foram medidas poupanças que variam entre os 25% e os 55%, um valor considerável já que cerca de 70% dos custos de produção de vinho estão nos tratamentos da vinha.

O sucesso do equipamento levou a empresa à lista dos trinta finalistas do Prémio Inovação NOS, na categoria de Pequenas e Médias Empresas (PME).

O Projecto CARTS (Canopy Adjusted Real Time Spraying) é liderado pela Hexastep S.A. (como parceiro tecnológico) em parceria com a Universidade de Évora (como parceiro científico), a participação da Micron UK (parceiro industrial-multinacional inglesa especializada no fabrico de equipamentos de aplicação de produtos fitofarmacêuticos em baixos volumes) e contou com o apoio do programa de incentivos à investigação do Alentejo 2020.

Imagem de capa de vozdocampo.pt

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão.