24 Março 2023      09:28

Está aqui

Évora prepara-se para receber mais uma Feira do Livro

O município de Évora irá receber, de 15 a 25 de abril, no Largo do Conde de Vila Flor, 11 livrarias independentes da cidade e de outros pontos do país, em conjunto com outras instituições locais.

Em comunicado, a Câmara Municipal refere que, “à semelhança de 2022”, a Feira do Livro de Évora irá ressurgir “com uma programação mais intensa e diversificada” este ano, mantendo como foco a “promoção do livro e da leitura” e a “divulgação da literatura e a sua acessibilidade a todos os públicos, escolar, familiar e geral”.

Segundo a mesma fonte, o escritor eborense Luís Carmelo será a figura homenageada na edição deste ano, além da ênfase que será dada à poesia, “propositadamente acentuada no programa deste ano, quer pela apresentação de livros de poesia, quer pela presença de declamadores de poesia, como Paulo Condessa”.

Adicionalmente, contam-se os autores Afonso Cruz, Isabel Machado, António Cândido Franco, Guilherme Fonseca, Joana Bértolo, Cármen Garcia, Isabela Figueiredo, Marina Palácio, Miguel Rego ou Tomás Vieira da Cruz, que irão estar presentes no certame, “para partilhar com o público as suas obras, as suas experiências e visões do mundo da produção literária”.

A autarquia adianta ainda que o centenário do nascimento da poetisa Natália Correia se irá celebrar este ano, através da apresentação do livro biográfico, escrito por Filipa Martins, e no jantar literário, agendado para dia 25 de abril, que terá como tema os seus poemas.

O programa da Feira do Livro 2023 em breve ficará disponível, contando ainda com oficinas de escrita e de ilustração; conferências; conversas; visitas guiadas; exposições; sessões de teatro para a crianças de primeira infância, baseadas na exploração da palavra; e sessões de narração oral, para o público escolar e para o público em geral, com nomes como Claúdia Fonseca, António Gouveia, Quico Cadaval, Fernando Guerreiro ou Matia Losego.

“Na elaboração deste programa estão contributos de muitas das livrarias e instituições participantes”, destaca ainda o município.

O certame estará aberto nos dias de semana, das 11:00 às 20:00, e aos fins de semana e no feriado, das 10:00 às 20:00.

O evento tem como parceiros institucionais a Biblioteca Pública de Évora, a Fundação Eugénio de Almeida e o Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo. Outras instituições como o Arquivo Distrital de Évora, a associação É Neste País, o CENDREV e a Bedeteca de Beja também “participam e colaboram de forma muito estreita com a iniciativa”.

 

Fotografia de radioelvas.com