23 Abril 2018      11:05

Está aqui

Évora lança hotel para "cientistas, investigadores e artistas"

Miguel Araújo, Professor e Investigador da Universidade de Évora

Miguel Araújo é professor e investigador na Universidade de Évora e promotor do mais recente projeto hoteleiro da cidade, que tem a particularidade de ser dedicado a cientistas, investigadores e artistas. Esta nova unidade hoteleira está situada no Centro Histórico, património da humanidade pela UNESCO e resulta da recuperação de um antigo palacete que estava em ruínas, bem próximo do Templo Romano.

Esta novo hotel, com cerca de 1700 metros quadrados cobertos, jardim, piscina e pátio, é composto por 13 apartamentos, todos com sala, copa e quarto, e alguns deles com capacidade de alojar até 4 pessoas e representou um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros.

O palacete do século XV, foi propriedade do 4.º Morgado do Esporão, Álvaro Mendes de Vasconcelos, da corte do rei D. João III.

Miguel Araújo é atualmente investigador coordenador do Conselho Superior de Investigação Científica de Espanha e investigador convidado na Universidade de Évora.

Além de liderar um grupo de investigação na academia alentejana é também titular da Cátedra Rui Nabeiro – Biodiversidade e é autor de mais de 180 artigos científicos e de mais de uma dezena de livros e capítulos em livros, sendo o único investigador português identificado pela Thomson Reuters como "Highly Cited" na categoria de ecologia e ambiente, além de ter recebido diversos prémios internacionais.

As suas investigações focam-se essencialmente na área das alterações climáticas e, como foi referido pelo centro de investigação alentejano, o CIBIO, foi também responsável pela produção de relatórios sobre os efeitos das alterações climáticas na biodiversidade para os governos de Espanha e Portugal, tendo dirigido o relatório sobre as consequências das alterações climáticas nas áreas protegidas europeias por pedido do Conselho da Europa.