17 Março 2022      09:00

Está aqui

Évora inaugura novo museu na Igreja da Misericórdia

A Santa Casa da Misericórdia de Évora (SCME) acabou de inaugurar, na passada quarta-feira, o seu museu criado nas dependências anexas da Igreja da Misericórdia de Évora, após um investimento de meio milhão de euros.

Em declarações à Diana Fm, Francisco Lopes Figueira, provedor da instituição, refere que o museu conta com seis salas expositivas, além da própria nave da igreja.

O espaço apresenta sobretudo arte sacra dos séculos XVII, XVIII e XIX que é propriedade da SCME, como pinturas a óleo, um órgão de Oldovini ou uma estante de coro.

Lopes Figueira revela ainda que planeia expandir o Museu da Misericórdia de Évora e criar uma resposta social para os mais carenciados no edifício da antiga Messe dos Sargentos, contíguo à igreja.

Durante o percurso da visita do novo museu, através das obras de arte expostas e da narrativa associada, o visitante ficará a conhecer as razões da sua fundação, o compromisso que a rege e a sua ligação com a cidade que a acolhe.

Além disso, a instituição esclarece que, como elemento de apoio às peças exibidas, o museu disponibiliza ainda uma série de recursos gráficos e multimédia que permitem ao visitante aprofundar conhecimentos nas suas áreas de interesse, “proporcionando-lhe desta forma uma experiência única e interativa”.

A visita termina na nave da Igreja, onde o visitante “mergulha num fascinante jogo de luz e cor resultante da confluência quase perfeita entre a talha dourada, a pintura a óleo e os painéis de azulejos, num cenário que ilustra toda a componente estética do período barroco”.

No total, foram investidos mais de um milhão de euros, com apoio de verbas comunitárias e do Fundo Rainha D. Leonor, da Misericórdia de Lisboa.

 

Fotografia de registo.com.pt