4 Maio 2020      13:38

Está aqui

Évora: FEA vai apoiar com 6 mil refeições por mês os mais vulneráveis

D. Francisco Senra Coelho, Presidente do Conselho de Administração da FEA

A Fundação Eugénio de Almeida criou uma Cozinha Social na sua Enoteca Cartuxa, para assegurar necessidades básicas de alimentação da comunidade da cidade de Évora e dar resposta à crise criada com a pandemia do Covid-19.

 A estrutura de apoio entrou funcionamento a 27 de abril na Enoteca Cartuxa, que fornece gratuitamente duas refeições diárias – compostas por uma sopa, um prato principal e uma sobremesa – a pessoas e famílias que se encontrem em situações de vulnerabilidade. Ambas as refeições são entregues num único horário compreendido entre as 12h00 e as 14h00, para consumo na casa dos beneficiários ou em outros espaços próprios.

De caráter temporário, a Cozinha Social será mantida em funcionamento enquanto for necessário. Com capacidade para prestar 200 refeições por dia, o equivalente a mais de 6 000 refeições por mês, neste espaço todas as normas de higiene e segurança recomendadas pela DGS são seguidas com estrito rigor.

 “Em momentos como o que vivemos, é imprescindível estarmos perto das pessoas e, com elas, participarmos ativamente na construção de uma comunidade forte, unida e solidária. Por esse motivo continuamos a dar cumprimento à missão da Fundação de fazer mais pelas pessoas, para mais pessoas, criando proximidade à distância. Acreditamos que as refeições que partilhamos solidariamente podem ajudar cada pessoa a encontrar força e confiança no futuro. Quando a Enoteca retomar o seu normal funcionamento, a Fundação continuará a prestar apoio alimentar às famílias, em colaboração com variadas organizações solidárias locais”, afirma D. Francisco Senra Coelho, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Eugénio de Almeida.

 A Cozinha Social colabora com diferentes instituições como a Cáritas Diocesana de Évora, Refood, Pão e Paz, Cruz Vermelha Portuguesa e Santa Casa da Misericórdia de Évora. Estas referenciam as pessoas a serem apoiadas e, quando necessário, realizam a recolha das refeições.