23 Junho 2022      10:00

Está aqui

Évora: Feira de São João assinala candidatura a Capital Europeia da Cultura

Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara Municipal de Évora

A Feira de São João de Évora começa hoje, quinta-feira, no Rossio de São Brás, sob o tema da candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura 2027, e prolonga-se até dia 3 de julho.

Em declarações à Lusa, Carlos Pinto de Sá, presidente do município, revelou que “haverá um espaço central onde procuraremos transmitir o que tem sido a candidatura, o que já foi feito, o que se pretende fazer e apelar à participação de todos”.

Segundo o autarca, este espaço no certame dedicado à candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura 2027 (CEC2027) vai também destacar o respetivo conceito, o da expressão tipicamente alentejana “Vagar”.

Pinto de Sá sublinhou ainda o “grande entusiasmo” pela abertura do certame, uma vez que as últimas duas edições não se realizaram devido à pandemia de covid-19. “Vamos ter a retoma da feira após dois anos parada. Foi uma situação histórica. Durante séculos, a Feira de São João só terá sido interrompida três vezes. Curiosamente, uma delas foi também por motivos de saúde, mas devido à peste”, referiu.

O evento, organizado pela câmara municipal em parceria com agentes e entidades do concelho e da região, tem ainda algumas novidades: o palco principal foi mudado para o parque de estacionamento da Arena de Évora, e o coreto do Jardim Público vai ser utilizado para espetáculos “mais intimistas”.

“Com a recuperação das contas da câmara, temos maior disponibilidade” financeira para compor o cartaz musical, mas “também tivemos alguma sorte e conseguimos grandes nomes da música portuguesa e internacional”, indicou o autarca.

Vão passar pelo palco principal Bárbara Tinoco (quinta-feira), Duarte (sexta-feira), Carlão (sábado), Sara Correia (domingo) e Áurea (terça-feira), Expensive Soul (dia 29), Valas (dia 30), Capitão Fausto (dia 1 de julho), Barbara Bandeira (dia 2 de julho) e Milton Nascimento (dia 3 de julho).

Além disso, a feira vai ainda contar com exposições, dança, lançamento de livros, degustações, workshops, provas de vinhos, mostras institucionais, de atividades económicas, de agropecuária, de artesanato e de artes decorativas, espaços criança e jovem, tasquinhas, feira tradicional e atividades desportivas.

A candidatura de Évora a CEC2027, que passou para a fase final juntamente com Ponta Delgada, Braga e Aveiro, terá de entregar o dossiê final até ao dia 21 de outubro deste ano, seguindo-se, em dezembro, a visita do júri internacional à cidade. Em janeiro de 2023, será revelada qual a cidade portuguesa vencedora.

 

Fotografia de oatual.pt