24 Agosto 2020      10:13

Está aqui

Évora exibe ciclo de cinema de autor em homenagem à nouvelle vague

O grupo Cinema-fora-dos Leões (C-f-L) e a associação cultural “Oniros” estão a organizar o ciclo de cinema “La vie c'était l'écran”, que homenageia o realizador francês Éric Rohmer a propósito do centenário do seu nascimento, no auditório Soror Mariana, da Universidade de Évora.

Entre setembro e outubro, a programação inclui a exibição de nove filmes que “compõem um complexo atlas rohmeriano”, sinalizando “os temas, as ideias e as formas que Rohmer viria a cristalizar na sua vasta filmografia”, ou seja, “o recurso a uma extrema economia de meios, a importância dos reencontros amorosos, da sedução, da escrita e dos diálogos”, explica a organização à Rádio Renascença.

Ainda de acordo com os promotores, no âmbito deste ciclo dedicado a Rohmer, vão ser também exibidos “filmes de cineastas que foram referências incontornáveis (Renoir, Rossellini e Rouch)”, um filme “que defendeu arduamente contra os seus colegas redatores dos Cahiers (Veneno e Eternidade)”, e outros “sobre os quais escreveu extensamente”, com a exibição da “sua obra-prima, ‘A Inglesa e o Duque’”, no encerramento.

Luís Ferro, presidente da “Oniros”, relembra que Éric Rohmer “foi um dos fundadores e uma das mais célebres figuras da “Nouvelle Vague” francesa” com uma obra que se caracteriza “pela extraordinária elegância entre a palavra e a imagem, assim como pela extrema depuração formal”.

Este ciclo de cinema conta igualmente com o apoio do Institut Français du Portugal, da embaixada de França em Lisboa, da Direção Regional de Cultura do Alentejo e da Universidade de Évora.