23 Abril 2017      11:24

Está aqui

ÉVORA: ESTE ANO O 25 DE ABRIL É DE ARROMBA

Ao todo, vão ser mais de 200 artistas os que vão atuar nas comemorações do 43º 25 de Abril, em Évora.

Com a Praça do Giraldo como palco, o espetáculo “Terra de Abrigo | Lugar de Abril” vai animar a noite que antecede o feriado nacional - à meia-noite haverá o habitual fogo-de-artifício - e conta com a participação da Ronda dos Quatro Caminhos, quatro bandas filarmónicas do concelho, o Coral Évora, o grupo Cantares de Évora, o Corue - Coral da Universidade de Évora, as Vozes do Imaginário e o Grupo Coral de Nossa Senhora de Machede, além dos fadistas Mara, Elisa de Mira e Pedro Calado. O espetáculo será dirigido pelo maestro Vasco Pearce de Azevedo.

Além deste espetáculo, em Évora decorre também um roteiro sobre várias iniciativas que assinalam este dia marcante; a iniciativa "Lugares de Abril" é composta por pequenas instalações ou intervenções junto de edifícios e locais simbólicos da cidade como, por exemplo, o edifício da antiga Mocidade Portuguesa, onde Anabela Calatroia realizou a sua intervenção "Mocidade Portuguesa, da Submissão à Apatia". Nesta iniciativa estão também integradas as performances “Nasci em 1974”, de Ana Luena, “As Portas que 25 de Abril Abre”, de Joana Gancho, Mariana Mata Passos, Miguel Pedro e Pedro Fazenda e “Um Homem às Direitas”, de Márcio Pereira.

Será ainda projetado o documentário “O Salto” e “A Memória Precisa de Luz”, além do espetáculo “Fugir, Fugir, Fugir”, de António Bexiga e Cristina Viana.

Pela rua, e de modo espontâneo, acontecerão ainda vários mini-concertos.

Mas são várias as entidades e associações locais que, à margem deste programa desenvolveram ainda atividades que vão acrescentar mais a estas celebrações, sendo que algumas tiveram já lugar este fim de semana como a apresentação, no Armazém 8, da obra de Zeca Afonso e de outros Cantautores da Revolução pelo o Grupo de Musica AJA MUSICA e a atuação dos Antigona Ensemble do Fundão, com músicas revolucionárias Portugal, Chile, Cuba e Itália.

Na SOIR Joaquim António d’Aguiar, decorreram já também algumas atividades – começaram a 7 de abril – sendo que na noite de 24 de abril, no Páteo do Salema, decorrerá um concerto dos “Bicho do Mato” seguidos DJ’s Fonzie e Zeka.

No pós-feriado, o 25 de Abril continua, no Auditório Soror Mariana, com a exibição, às 18h, de “Viva Portugal”, com a presença do realizador Malte Rauch e, pelas 21h30, com “Mudar de Vida” acerca da vida de José Mário Branco. Na mesma noite, a SOIR tem guardada a atuação dos “Mirror People” e “Sweet Nico”, pelas 23h.

Ainda na SOIR, a 29 de abril, há espaço para mais concertos com os “The Twist Connection” e os “Subterráneos” e no dia seguinte com “Steve Gunn”, “Éme” e “Calcutá”.

 

Imagem de wp.webook.pt