3 Janeiro 2020      10:59

Está aqui

Évora: Embraer KC-390 completou com sucesso testes de lançamentos de cargas em voo

O Embraer KC-390, agora denominado C-390 Millennium, finalizou os testes de lançamento de cargas em voo com sucesso. Com uma série de componentes construídas nas fábricas da Embraer em Évora, a aeronave de transporte multi-missão de nova geração KC-390 Millennium concluiu com sucesso a campanha de testes de lançamento de cargas por gravidade e de cargas pesadas por extracção com emprego dos métodos CDS (Container Delivery System) e LVAD (Low Velocity Air Drop).

Segundo a Revista Cargo o KC-390 Millennium possui um sistema de manuseio e lançamento de carga em voo no compartimento de carga totalmente automatizado, em que um único mestre de carga (loadmaster) pode executar todas as actividades, reduzindo a carga de trabalho e incrementando a consciência situacional. Para os pilotos, um sistema chamado CCDP (Continuously Computed Drop Point) calcula automaticamente o ponto ideal de lançamento de carga para melhor precisão no cumprimento da missão. Ambos os sistemas foram desenvolvidos pela Embraer.

Os testes, conduzidos pela Embraer em cooperação com a Força Aérea Brasileira e o Exército Brasileiro, foram realizados nas instalações do Exército dos Estados Unidos, em Yuma Proving Ground, no Arizona (EUA). As principais realizações da campanha de testes foram o lançamento em voo de uma plataforma com peso máximo de 19 toneladas, bem como o lançamento sequencial em voo de duas plataformas com peso total de 24 toneladas. Com base nesses resultados, o KC-390 Millennium torna-se o único avião de transporte de médio porte capaz de realizar tal operação.

Durante a campanha de lançamento de cargas em voo em 2019, o KC-390 Millennium lançou diversos contentores por gravidade, com até 24 contentores em uma única passagem, assim como diversas plataformas Tipo V utilizando pára-quedas de extracção, num total 330 toneladas.

"Os comentários extremamente positivos dos pilotos da Embraer e da Força Aérea Brasileira confirmam o desempenho superior desta aeronave durante as operações de lançamento de cargas em voo", confirmou a empresa.

O governo português assinou o ano passado os contratos para a compra de cinco aviões da construtora aeronáutica brasileira, com componentes feitos em Portugal, nomeadamente nas unidades da Embraer, as duas fábricas em Évora e a OGMA (Alverca), que visam substituir os Hércules C-130, e envolvem um total de 827 milhões de euros.

 

Imagem de capa de Bianca Volpato/FAB