Os leitores do jornal britânico “The Guardian” votaram naquelas que consideram ser as cidades e vilas portuguesas que parecem saídas de “um conto de fadas”, e Évora e Elvas são as cidades alentejanas que constam da lista dos 10 vencedores.
De acordo com o artigo publicado no passado dia 28 de outubro, a cidade de Tavira, no Algarve, está no primeiro lugar das preferências dos leitores. Seguem-se Aljezur, Évora e Elvas, no Alentejo; Piodão, na Serra do Açor; Monsanto, em Castelo Branco; Tomar, em Santarém; Santa Comba Dão, em Viseu; Aveiro e, por último, Guimarães.
O leitor João Domingues escreve no jornal que Évora é “uma bela cidade histórica” e “um museu vivo com monumentos da época romana. A paisagem é bela e rodeada por aldeias deslumbrantes com, penso eu, o melhor vinho do mundo, e a típica cozinha alentejana”. Além disso, “existe também uma universidade, fundada em 1559”. O leitor termina o seu argumento ao dizer que “esta é verdadeiramente uma cidade cultural”.
Já o leitor Bruno argumenta que Elvas “está mesmo ao lado da fronteira espanhola e está cheia de significado histórico para Portugal, já que muitas batalhas entre Portugal e Espanha têm sido travadas na região”. Também a gastronomia local é “espantosa”, sendo “fácil obter uma excelente refeição a um preço razoável”. O leitor diz ainda que “o local é ideal para caminhadas e outras atividades ao ar livre, e oferece a possibilidade de um dia de viagem a Espanha, a poucos quilómetros de distância”.
Consulte o artigo completo no “The Guardian” aqui.
Fotografia de visitalentejo.pt