5 Outubro 2020      11:26

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Évora e Beja contempladas em contrato para 22 novos comboios regionais

A CP – Comboios de Portugal já pode assinar o contrato para comprar 22 novos comboios regionais, após ter sido levantada, quase um ano depois, a impugnação que impedia fechar o primeiro concurso de material circulante para a transportadora pública ferroviária. Estes novos comboios irão servir as linhas de Évora e Beja, avança o Dinheiro Vivo.

Em dezembro de 2019, os suíços da Stadler venceram o concurso para fornecer os 22 novos comboios regionais, por 167,8 milhões de euros, menos 500 mil euros do que o preço base.

Além das 12 automotoras híbridas (podem funcionar a diesel e a eletricidade) serão entregues 10 automotoras elétricas. Estes comboios vão circular em linhas regionais como Douro, Oeste e ainda em Évora e Beja. Só que entre a assinatura do contrato e a chegada das primeiras unidades, serão necessários mais de três anos. Assim que chegar o primeiro comboio, os restantes 21 terão de chegar no espaço máximo de 22 meses.

Recorde-se que, no final de 2019, estava tudo a postos para a CP assinar contrato com a empresa suíça, mas o concurso foi impugnado, em dezembro, pela fabricante espanhola CAF, uma das derrotadas, que alegou um erro processual. A demora neste processo acabou por estragar o planeamento da empresa ferroviária nacional: a transportadora contava receber os primeiros novos comboios em 2023 e terminar o contrato para o aluguer de 24 automotoras a gasóleo à Renfe, congénere espanhola da CP.

O atraso neste concurso vai obrigar a CP a prolongar, por mais dois anos, o aluguer dos comboios a Espanha, que custa 7,5 milhões por ano, ou seja, 312 mil euros por comboio. O atual contrato foi assinado em 2018 e termina no final de 2022. O documento previa a devolução de duas unidades por ano, entre 2020 e 2022. Se esta regra se mantiver, o prolongamento do aluguer destes comboios por dois anos vai custar pouco mais de 13 milhões de euros.

O Flirt 160 foi o modelo da Stadler escolhido e vencedor deste concurso. É um comboio regional com um só piso, que pode ser facilmente personalizado às necessidades da CP. Esta automotora pode utilizar entre duas e oito carruagens, estando preparada para circular com tração elétrica, híbrida ou exclusivamente a diesel. Este modelo conta ainda com portas largas, de piso rebaixado, que facilitam a entrada de crianças, idosos e de pessoas com mobilidade reduzida, ou então dos carrinhos de bebé ou bicicletas.

A Stadler é uma marca de comboios que está presente em toda a Europa, tanto com unidades com bitola métrica, bitola europeia e bitola ibérica, a mais larga. Em mais de uma década, já foram fabricadas mais de 1400 unidades.

 

Fotografia de tveuropa.pt