23 Outubro 2016      12:03

Está aqui

ÉVORA E AQUEDUTO NO WATCH DAY

A World Monuments Fund - uma instituição mundial sem fins lucrativos, fundada em 1965, e que pretende o envolvimento da comunidade na preservação do património cultural - criou o programa “Watch 2016”, de acordo a escolha de vários peritos e que incidiram em 50 sítios arquitetónicos com necessidade de preservação, em 36 países.

Devido ao alerta dos peritos da WMF, em Évora o alerta vermelho foi dado relativamente à necessidade de obras de conservação no Aqueduto da Água de Prata, em outubro de 2015, como TRIBUNA ALENTEJO relatou na altura.

A WMF referia que o aqueduto precisava de esforços para “o preservar e que ao mesmo tempo o mantenha a funcionar para irrigar parques e jardins".

Em Portugal, a WMF assinalou risco num outro monumento, a Igreja de São Cristóvão, em Lisboa.

O Aqueduto da Água de Prata viu a sua construção ser iniciada em 1531 e foi inaugurado no reinado de D. João III, em 1537. Tem 18 quilómetros, desde a Graça do Divor até Évora, e é dos poucos aquedutos do séc. XVI que ainda está em funcionamento e a abastecer a cidade. É parte integrante do Centro Histórico de Évora incluído Lista do Património Mundial da UNESCO e é, desde 1910, Monumento Nacional.

O Watch Day é também uma iniciativa do World Monuments Fund (WMF) e que pretende assinalar a recuperação dos monumentos. Este dia celebra-se a 30 de outubro e é esta a razão pela qual Évora celebra agora o “Watch Day” uma vez que a WMF alertou e veio ajudar à conservação do aqueduto quinhentista.

O programa do “Watch Day”, em Évora, integra uma Caminhada pelo Aqueduto com visita guiada (monumento e intervenções arqueológicas), o lançamento do livro Água da Prata, a Conferência “Os Outros Patrimónios de Évora” que conta ainda com a apresentação do Programa de Conservação e Valorização do Aqueduto, e apresentação dos resultados preliminares das sondagens arqueológicas em curso. Paralelamente, existirá um encontro de Urban Sketchers em torno da temática “desenhar o património hidráulico do Centro Histórico”.

 

Imagem de Mapio.net

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.