10 Junho 2022      10:13

Está aqui

Évora é a melhor cidade para viver, visitar e fazer negócios

A cidade de Évora é a melhor para viver, visitar e fazer negócios no Alentejo, de acordo com os resultados do estudo “Portugal City Brand Ranking”, da consultora Bloom Consulting.

De acordo com a empresa, o “Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking” relativo a 2021 avalia o desempenho socioeconómico dos 308 municípios quanto à captação de novos investidores, turistas e novos residentes, segundo variáveis como dados estatísticos oficiais, procuras e pesquisas online pelos concelhos, assim como o desempenho destes nos seus sites e redes sociais.

Estes dados quantitativos são depois convertidos por um algoritmo em três “rankings”, hierarquizando os municípios nas dimensões “viver”, “visitar” (turismo) e “negócios” (atração de investimento), que, após ponderação, resultam num “ranking” geral.

Segundo o estudo, o primeiro lugar deste ranking é ocupado por Lisboa, que mantém “o lugar alcançado na primeira edição do estudo em 2014”. Em segundo lugar ficou o Porto, seguindo-se Cascais (3.º), Braga (4.º), Coimbra (5.º), Vila Nova de Gaia (6.º), Sintra (7.º), Funchal (8.º), Setúbal (9.º) e Aveiro (10.º).

“Mesmo com excelentes desempenhos por parte dos competidores mais diretos neste Top 10, a capital do país continua a destacar-se em todas as dimensões e em grande parte das variáveis em estudo, afirmando-se como a marca municipal mais forte de Portugal, com uma forte projeção internacional para turistas, investidores, estudantes e profissionais e rivalizando com outras grandes cidades europeias”, adianta a consultora.

Contudo, na região do Alentejo, é Évora que se destaca e ocupa o primeiro lugar em todas as categorias. Na dimensão de “negócios”, Beja ocupa o segundo lugar da lista, seguindo-se Santarém. Na categoria “visitar”, Beja continua em segundo lugar, mas a terceira posição fixa-se em Odemira. Já na categoria “visitar”, cabe ao segundo lugar Santarém, e ao terceiro Beja.

 

Fotografia de visitalentejo.pt