8 Agosto 2018      08:46

Está aqui

Évora: Filipe Pinto-Ribeiro em recital no Convento do Espinheiro

Filipe Pinto-Ribeiro, pianista de prestígio mundial, leva a Évora peças do alemão Beethoven e do argentino Piazzolla no próximo dia 15 de agosto, às 22h00.

Considerado um Poeta do Piano, Filipe Pinto-Ribeiro já pisou as mais importantes salas de concerto e festivais de música no mundo, regressando agora aos Claustros do Convento do Espinheiro, em Évora, para um recital de piano, que terá a duração de cerca de uma hora, e onde tocará a sonata de Beethoven, “Appassionat”, de 1807, “Quatro Estaciones Porteñas”, com tangos que Piazzolla compôs entre 1969 e 1970, entre outros.

Nascido no Porto, Filipe Pinto-Ribeiro doutorou-se no conceituado centro de estudo de música - o Conservatório Tchaikovsky de Moscovo - e desenvolveu uma intensa atividade solística e camerística, abrangendo um vasto repertório, que se estende do Barroco até aos nossos dias.

O músico fez a estreia em Portugal de obras como os 24 Prelúdios e Fugas Opus 87, de Schostakovich, o Concerto para Piano e Orquestra Opus 33, de Dvorák, a versão para piano das Sete Últimas Palavras de Cristo, na Cruz de Haydn, e o Concerto para piano e orquestra “Introitus”, de Sofia Gubaidulina.

O pianista é frequentemente convidado como solista pelas principais orquestras portuguesas e por orquestras de vários países, como Rússia, Espanha, Eslováquia, Arménia, Bélgica ou Cuba, tendo trabalhado com os maestros John Nelson, Dmitri Liss, Emilio Pomàrico, Mikhail Agrest, Charles Olivieri-Munroe, Luis Izquierdo, Boguslaw Dawidow, Rengim Gökmen, Marc Tardue e Misha Rachlevsky, entre outros.

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão.

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.