1 Outubro 2022      11:29

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Évora: Câmara exige reposição de acessos e infraestruturas afetadas por obras da ferrovia

A Câmara de Évora exigiu à Infraestruturas de Portugal (IP) a reposição integral dos acessos e ligação de infraestruturas a dois bairros locais afetados pelas obras de construção da ferrovia entre Sines (Setúbal) e Elvas (Portalegre).

Em comunicado enviado, o município revela que, em reunião de câmara já realizada este mês, deliberou por unanimidade aprovar uma moção em que “assume forte preocupação pela perspetiva de incumprimento por parte da IP de um conjunto de preocupações e recomendações anteriormente manifestadas”.

Preocupações e recomendações essas que são fundamentais para a segurança e qualidade de vida da população residente nas áreas afetadas pela ligação ferroviária Sines – Évora – Elvas, cujas obras decorrem no perímetro Este da cidade de Évora, lê-se no comunicado.

Por isso, foi manifestada a exigência de reposição integral dos acessos ao Bairro da Caeira e Garraia, bem como das infraestruturas de abastecimento de água e de drenagem de esgotos e águas pluviais. Além disso, a câmara reafirma "a exigência da execução de medidas de mitigação necessárias para reduzir os impactos negativos da passagem de composições ferroviárias, ao nível do ruído e vibrações”.

De igual modo, a autarquia exorta a IP a que proceda à correção da deficiente solução apresentada para o Nó 122, de ligação entre a Estrada Nacional 18 e o Caminho Municipal 1090, que apresenta problemas de segurança.

Segundo o comunicado, os eleitos municipais chamam ainda a atenção para a extrema importância da adoção de medidas que assegurem a edificação da plataforma logística ferroviária em Évora.

Estão em fase de obra os quatro troços que vão integrar o Corredor Internacional Sul, entre Sines e a fronteira do Caia, em Elvas (Portalegre), no âmbito do Programa de Investimentos na Expansão e Modernização da Rede Ferroviária Nacional “Ferrovia 2020”.

O projeto pretende reduzir o tempo de trajeto, em consequência da utilização de comboios de tração elétrica entre Sines e Caia, e aumentar a eficiência e atratividade do transporte ferroviário de mercadorias, ao permitir a circulação de comboios de mercadorias com 750 metros de comprimento.