16 Agosto 2020      12:36

Está aqui

Brincas de Évora em exposição

Em Évora, as Brincas de Carnaval de Évora estão em exposição.

As Brincas são uma manifestação do Património Cultural Imaterial e exposição sobre este evento de cariz popular está patente no Convento dos Remédios, em Évora, até 30 de setembro.

A Brinca surge na altura do Carnaval e baseia-se na construção e execução de uma dramatização popular, sendo uma manifestação cultural popular muito rica e misturando várias capacidades e artistas como poetas, músicos, encenadores, coreógrafos, artista plásticos de cariz amador.

De acordo com a Prf.ª Dr.ª Isabel Bezelga, da Universidade de Évora, as carnavalescas “Brincas de Évora“ consistem num “auto-teatral, coreografado e musicado, a céu aberto (…) constituído por um grupo de homens e rapazes que vão soltando décimas numa cadência ritmada bem audível, contando desta forma uma antiga história (fundamentos). Pelo meio, um trio de faz-tudo desafia e intromete-se com a assistência, contrastando nitidamente com o aprumado figurino dos restantes performers (…). Uma marcha lenta evolui coreograficamente em torno de um estandarte, coordenados pelo Mestre, ao som do acordeão e percussão, desembocando num círculo perfeito.” 

Com entrada livre, esta exposição é organizada pelo Centro de Recursos do Património Cultural Imaterial do Concelho de Évora e pela Câmara Municipal de Évora e conta com a colaboração da Memória Imaterial Coop. Cultural, da Casa do Povo de Canaviais, do Grupos de Brincas de Canaviais, do Rancho Folclórico Flor do Alto Alentejo e do Bairro de Almeirim.

 

Imagem de sapo.pt