4 Maio 2023      11:51

Está aqui

Évora: Bienal de Marionetas vai ter mais de 70 espetáculos

A 16.ª edição da Bienal Internacional de Marionetas de Évora (BIME), que se realiza entre os dias 06 e 11 de junho, vai contar com mais de 70 espetáculos, dinamizados por 29 companhias de 10 países.

Este evento, dinamizado pelo Centro Dramático de Évora (Cendrev), em colaboração com a Câmara Municipal e o Ministério da Cultura, vai ter 72 espetáculos, que vão decorrer em 15 espaços da cidade.

O diretor do Cendrev, José Russo, falou à agência Lusa e mostrou-se feliz porque o público vai ter a oportunidade de “voltar a reencontrar a bienal na sua verdadeira dimensão na rua”, depois de, em 2021, esta ter sido realizada apenas na internet, devido ao surgimento da pandemia de Covid-19.

“É a bienal como sempre foi. Ou seja, um momento de animação da nossa cidade, dos largos, das ruas, das praças, dos jardins, do teatro e de outros lugares”, afirmou José Russo, quando a programação da BIME foi apresentada, acrescentando que mais de metade dos espetáculos vai ser nas ruas e nos largos de Évora, tendo acesso gratuito, e que os espetáculos pagos vão decorrer em salas como o Teatro Garcia de Resende, os palácios D. Manuel e do Vimioso ou o museu.

A edição deste ano vai também passar pelo Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, onde vão ser feitos espetáculos e uma exposição dedicada às marionetas, avançou ainda o responsável.

Numa das salas do Palácio D. Manuel, vão acontecer espetáculos diariamente e as atuações dos Bonecos de Santo Aleixo, os anfitriões do evento.

As atuações ao ar livre vão passar por locais como a Praça do Giraldo, a Praça Joaquim António de Aguiar, o Largo da Misericórdia e a Porta de Moura, entre outros.

Integrado também no programa está um Seminário Internacional de Marionetas, que vai ser realizado em colaboração com o Centro de História de Arte e Investigação Artística (CHAIA) da Universidade de Évora.

A edição deste ano da BIME vai sair da cidade de Évora para promover espetáculos também em Arraiolos e Reguengos de Monsaraz, anunciou José Russo.

De acordo com os promotores, as 29 companhias que vão estar presentes na BIME são de Portugal, Espanha, Brasil, Grécia, Dinamarca, Itália, França, Bélgica, Inglaterra e Cabo Verde.

Algumas das companhias participantes são as portuguesas Bonecos de Santo Aleixo, Do Imaginário, Red Cloud, Era Uma Vez, Trulé – Investigação de Formas Animadas, Teatro de Ferro – Marionetas do Porto, Partículas Elementares e Pedexumbo.

Também os cabo-verdianos do Saaraci Coletivo Teatral e os brasileiros da Anima Sonho e da Cia Teatro da Recusa se encontram entre os participantes.

José Russo revelou também que este evento tem financiamento da Direção-Geral das Artes (DGArtes) e da Câmara Municipal de Évora, na sequência de uma candidatura efetuada ao concurso de apoio à programação da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP).

Embora a primeira edição da BIME tenha acontecido no ano de 1987, o Centro Dramático de Évora deu início ao processo de criação do evento em 1980.

O Cendrev é proprietário dos Bonecos de Santo Aleixo, as marionetas tradicionais de varão do Alentejo.

 

Fotografia de bime.pt