22 Maio 2022      10:59

Está aqui

Despovoamento do Alentejo debatido em Cuba

Que desafios se colocam aos territórios do interior, nomeadamente do Alentejo, para combater o decréscimo de população é o mote para a realização do debate “Esvaziamento do Interior, desafios e prioridades dos territórios”.

Organizado pela Terras Dentro – Associação para o Desenvolvimento Integrado, juntamente com a ANIMAR e a Federação Minha Terra vão realizar, no âmbito da presença da MANIFesta na Cuba Leader 2022, este debate ocorre no próximo dia 27 de maio, a partir das 15 horas no Auditório da Biblioteca Municipal de Cuba e vai juntar autarcas, investigadores e responsáveis de organizações que diariamente trabalham de perto com as populações e enfrentam os desafios que se lhes colocam.

O debate contará com a presença, através de uma mensagem em vídeo, da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira. Segue-se a abertura dos trabalhos com uma breve intervenção das entidades organizadoras a começar pelo Presidente da Câmara Municipal de Cuba, João Português, da Presidente da Terras Dentro, Elsa Branco, do Presidente da ANIMAR, Marco Domingues e de Ana Souto, Presidente da Federação Minha Terra.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sôr, Rogério Alves, e os investigadores Jorge Malheiros, Diogo Silva, Maria da Conceição Rego e os responsáveis da Rede ANIMAR e da Federação Minha Terra darão voz a um debate sobre a temática. A moderação estará a cargo de Isabel Abreu, coordenadora do GAL ADER -AL.

Académicos e atores locais, que para Elsa Branco, Presidente da Terras Dentro, “nos trazem ao debate o seu conhecimento e a experiência de diariamente lidarem com as dificuldades de quem vive e trabalha nos territórios do interior. Assim, vão poder dizer de viva-voz, que desafios se enfrentam nestes territórios e que estratégias e prioridades devem ser tidas em conta para garantir às populações o essencial e trazer a estas terras desenvolvimento e um futuro sustentável”.  

“Procuramos na nossa atividade diária através dos projetos e iniciativas que desenvolvemos estar focados no desenvolvimento sustentável dos territórios, e na melhoria da qualidade de vida das nossas populações. Através destes debates e conferências abre-se caminho ao diálogo, à reflexão e à partilha de experiências que levem ao encontro conjunto de soluções” afirma Elsa Branco.

Acontecerá também o lançamento da Proposta de Declaração da MANIFesta, promovida desde 1994 pela Animar – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local em parceria com os seus associados da região escolhida para a sua realização, as autarquias e outras entidades que a ela se queiram associar, em particular as da economia social e solidária. MANIFesta que este ano terá lugar nos dias 1 e 2 de julho na Covilhã.

Após o debate segue-se no átrio da Biblioteca Municipal de Cuba, um encontro do tecido empresarial do Concelho, aliando inovação e tradição numa mostra de produtos e serviços.

 

Imagem de wikimedia. org