2 Julho 2018      12:52

Está aqui

Estremoz: bonecos em barro Património Mundial já têm livro

A Produção de Figurado em Barro de Estremoz - mais conhecidos como bonecos de Estremoz - foram distinguidos, no fim de 2017, pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade e, em setembro deste ano, terão um livro dedicado a eles

O livro é da autoria do diretor do Museu Municipal e responsável técnico da candidatura à UNESCO, Hugo Guerreiro.

Parte do Plano de Salvaguarda e Valorização da Produção de Figurado em Barro de Estremoz, entregue à UNESCO, o livro é uma edição da Afrontamento, conta com o apoio do município. O design gráfico ficou a cargo de outro estremocense, o artista plástico Armando Alves.

O “Figurado de Estremoz – Produção Património Imaterial da Humanidade” conta a história, a técnica e a estética dos bonecos de Estremoz, e relata o percurso até à classificação como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Com no século XVII, há mais de 300 anos, os bonecos de Estremoz são uma arte popular, que consiste em moldar o barro cozido, policromado, com as mãos segundo uma técnica própria e foram o primeiro figurado do mundo a merecer a distinção de Património Cultural Imaterial da Humanidade.

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no . Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão.

 

Imagem de dinheirovivo.pt