12 Fevereiro 2017      13:01

Está aqui

ESTÃO DE QUARENTENA… DE MODAS (com entrevista)

“Os Vocalistas” são um projeto alentejano recente, têm cerca de ano e meio, e pretende abraçar vários géneros musicais, sempre com o Cante Alentejano na alma e com a preocupação que isso transpareça facilmente.

O grupo é composto por cinco elementos e conta com já conhecido dos meandros musicais José Emídio, de 53 anos, um dos fundadores do grupo "Adiafa" e o mentor deste projeto. Os restantes membros são os mais Luís Trigacheiro de 20 anos, natural de Alvito, Bernardo Emídio de 22 anos, residente em Santa Clara do Louredo, Luís Filipe Reis de 25 anos, e que vive em Beja, tal como Ruben Lameira, de 24 anos; todos músicos.

“Os Vocalistas” contam no seu reportório com vários êxitos portugueses que são cantados à capella, a cinco vozes, tendo, em alguns temas a companhia de um dos cordofones portugueses, a Viola Campaniça, típica do Baixo Alentejo.

Sendo um grupo polivalente no que toca ao género de músicas que cantam, a raíz é sempre só uma: o Cante Alentejano, ou seja, até os sucessos da música nacional são “alentejanados” tornando-se, apesar de conhecidos e reconhecidos, algo invulgares.

E foi com esta invulgaridade que, desde o dia 1 de fevereiro, o grupo iniciou um projeto intitulado "Quarentena de Modas" em que, todos os dias, durante 40 dias, será partilhado um vídeo do grupo, com uma moda diferente, cantada num local diferente e que pode acompanhar em www.vimeo.com/quarentenademodas.

O TRIBUNA ALENTEJO esteve à conversa com “OS Vocalistas”.

 

Tribuna Alentejo (TA) - Como surgiu a ideia de publicar quarenta modas em 40 dias?

Os Vocalistas (OV) - A ideia surgiu como tantas outras que temos em conferência nos nossos ensaios ou quando estamos juntos, e que muitas vezes não são postas em prática. Desta vez foi diferente, estávamos todos de acordo com esta ideia do músico experiente que temos no grupo, o Zé Emídio.

 

TA - Que expetativas tem o grupo em torno desta iniciativa?

OV - Sabíamos que no mínimo ia interessar o público do Cante Alentejano e as pessoas que nos acompanham desde que iniciámos este projeto “Os Vocalistas”, mas realmente esta iniciativa tomou proporções inesperadas, a nossa página de Facebook subiu rapidamente os seguidores e temos centenas de partilhas todos os dias aos nossos vídeos que vamos postando nas três plataformas: Facebook, Vimeo e Youtube.

 

TA - Quais são os planos futuros?

OV - Os nossos planos para um futuro próximo, podemos desvendar que estamos a preparar uma banda que nos vai acompanhar nos espetáculos, mas que também queiram ser desafiados pela nossa loucura saudável, inovação e modernidade que queremos transportar para o grupo. O lançamento de um primeiro CD, e o Lançamento de um site oficial com toda a nossa informação para os nossos admiradores e seguidores não perderem nada. Queremos levar a nossa música a todo o País e além-fronteiras. Não era para revelarmos mais uma surpresa mas… vamos estar muito em breve aos fins de semana na Televisão em horário nobre, por razões contratuais não podemos divulgar mais para já.

TA - E podem divulgar-se também os futuros concertos e no início um pequeno resumo da história/surgimento do grupo.

OV - O projeto “Os Vocalistas” começou a ser pensado há cerca de ano e meio, com o intuito de ser um grupo musical inovador com imagem moderna e ideias atuais nunca concretizadas por qualquer um de nós, nos outros projetos que temos. 

 

No futuro próximo, em maio, este grupo alentejano será concorrente de um programa televisivo musical num dos canais generalistas Portugueses. Pode acompanhar a agenda do grupo na sua página de Facebook.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.