4 Fevereiro 2016      20:30

Está aqui

ESTAMOS A QUE DISTÂNCIA DE QUALQUER PESSOA?

Hoje é dia mundial dos Amigos, e as redes sociais parecem inundadas de mensagens de amigos, que conhecem outros amigos, que são nossos amigos. E porque é que isso acontece? O Facebook parece querer desafiar a ideia comum de que estamos a 6 passos de qualquer pessoa.

De acordo com um estudo publicado pela rede social, os membros da sua base de utilizadores - composta por cerca de 1,4 bilião de pessoas - estão separadas apenas por cerca de 3,57 ligações.

A ideia de que estamos a 6 apertos de mão de qualquer pessoa do mundo, do Papa Francisco a Barack Obama, vem em grande parte do estudo de Stanley Milgram, em 1967. Neste estudo, o sociólogo queria medir a distância entre as pessoas nos EUA, e para isso escolheu dois destinatários em Boston e pediu a vários voluntários do interior do país para lhes fazer chegar uma carta através de intermediários, que podiam ou não conhecer os destinatários. Das 160 cartas, 42 chegaram ao destino, e passaram por menos de 6 intermediários. Ideia, imortalizada numa peça, que virou um filme, que se chama "Seis Graus de Separação".

Mas neste novo estudo, os investigadores Sergey Godunov, Carlos Diuk, Ismail Onur Filiz, Smriti Bhagat, e Moira Burke, que conduziu o estudo, afirmam que “cada pessoa no mundo (pelo menos entre os 1,59 mil milhões de pessoas ativas no Facebook) está ligado a todas as outras pessoas por uma média de três anos e meio de outras pessoas".

Em média, cada pessoa estará a 3,57 passos de todas as pessoas do Facebook. Algo que cada utilizador pode testar no próprio link do estudo, que deixamos aqui em baixo. E você, a que distância está do Presidente dos EUA, ou do seu ídolo? 

Estudo: "Three and a half degrees of separation"

Imagem de Capa: "Friends", © Natalia Khudyakova

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.