21 Julho 2022      10:53

Está aqui

Estações de Sousel e Represas prontas para exploração turística

A Turismo Fundos acaba de lançar dois novos concursos para a reabilitação e exploração turística de duas estações ferroviárias desativadas no Alentejo, cujos concursos anteriores ficaram desertos por desistência dos adjudicatários.

Em comunicado, citado pela agência Lusa, a Turismo Fundos adianta que as antigas estações são as de Sousel, no distrito de Portalegre, e de Represas, no concelho de Beja.

Os concursos, no âmbito do Revive Natureza, visam a atribuição de direitos de exploração turística destes três imóveis, depois de os que decorreram em 2021 terem ficado desertos, por desistência dos respetivos adjudicatários.

Os interessados nos concursos têm de se candidatar até 17 de novembro deste ano.

A Turismo Fundos indicou que, dos 34 concursos lançados e já encerrados, respeitantes a 36 imóveis que integram este fundo, sobretudo, antigos postos fiscais e casas de guardas-florestais, foram analisadas 417 candidaturas, encontrando-se os imóveis adjudicados, dos quais seis já têm contratos celebrados.

Quanto às estações ferroviárias, já foram lançadas duas fases de concursos relativos a 18 imóveis deste género, das quais duas já se encontram adjudicadas, de acordo com a Turismo Fundos.

Além disso, o fundo destacou que está também a decorrer, até ao próximo dia 21 de setembro, o prazo para apresentação de candidaturas aos 10 concursos para a atribuição de direitos de exploração das 12 estações ferroviárias.

Recorde-se que os direitos de uso destes imóveis foram transferidos para o Fundo Revive Natureza, após a celebração de protocolo com a IP Património.

 

Fotografia de pt.wikipedia.org