5 Outubro 2022      17:07

Está aqui

Estação Ferroviária de Elvas vai ser adaptada para transporte de passageiros

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou no dia de ontem, 4 de outubro, que se encontra em desenvolvimento um projeto que visa adaptar a Estação Ferroviária de Elvas, que serve a Linha do Leste, para o transporte de passageiros, noticia a agência Lusa.

Segundo um comunicado citado pela mesma fonte, este projeto pretende melhorar o espaço e as infraestruturas do edifício da estação, conferindo-lhe as condições a nível de conforto e funcionalidade apropriadas a um serviço de “elevada qualidade”.

Uma fonte da IP adiantou ainda à Lusa que apenas será possível dar uma estimativa sobre o valor do investimento desta empreitada depois de o projeto estar concluído.

Este projeto, que já está em andamento, inclui melhorias nas acessibilidades, o arranjo exterior do largo da estação e a construção de um parque de estacionamento com meia centena de lugares. 

Está previsto que o projeto tenha uma duração de cerca de seis meses e que, depois, seja dado início aos procedimentos para a “promoção da intervenção de beneficiação e adaptação” para o transporte de passageiros da Estação Ferroviária de Elvas.

Na passada sexta-feira, dia 30, Ricardo Pinheiro e Eduardo Alves, os dois deputados do PS que foram eleitos pelo círculo eleitoral de Portalegre, mostraram-se satisfeitos por ter sido aprovado no parlamento um projeto de resolução que aconselha o Governo a proceder a um reforço do investimento na linha do Leste. A Lusa sabe ainda, através de fonte do PS, que este projeto de resolução foi aprovado por “unanimidade”. Nele, é recomendado ao Governo o aumento da frequência do transporte de passageiros nesta Linha, que faz a ligação entre a estação de Abrantes (Santarém) e a de Elvas, disponibilizando horários adequados, em função das necessidades da população.

Pede-se ainda ao Governo, neste mesmo documento, que faça um planeamento e um enquadramento da eletrificação da Linha do Leste numa “fonte de financiamento adequada” e que “reforce” as condições de operacionalização. Por fim, recomenda-se também ao Governo que melhore o conforto dos seus comboios e que equacione, a propósito do Plano Ferroviário Nacional, soluções que permitam aproximar a estação de Portalegre à cidade.