A Universidade de Córdoba, em Espanha, tem estado a desenvolver nos últimos dois anos uma solução simples para resolver o problema da erosão dos solos nas plantações de olival intensivo. A solução, que passa por plantar nos terrenos dos olivais o lavandim, tem demonstrado bons resultados, segundo os investigadores.
O lavandim é um híbrido da lavanda que possui um aroma mais intenso, e a sua compatibilidade com as terras que abrigam o olival, custo, estrutura de plantio, custo de cultivo, produção por hectare e principais mercados, fazem dele uma opção rentável ocupar os caminhos entre as plantas.
De acordo com o Olive Oil Times, a experiência piloto faz parte do projeto europeu Diverfarming, decorre há cerca de dois anos e promove a diversificação de culturas e a utilização de práticas agrícolas que permitam melhorar a fertilidade do solo, prevenir a erosão, aumentar a biodiversidade e, ao mesmo tempo, promover a permanência de jovens em áreas rurais.
De acordo com os responsáveis pela iniciativa, a erosão, causada pelo escoamento da água sobre as terras agrícolas sujeitas ao cultivo tradicional, é um problema nos olivais. Contudo, a plantação de arbustos aromáticos como o Lavandim pode ajudar a atrair espécies animais para o olival, contribuindo para a sua biodiversidade e fertilidade, e ao mesmo permite gerar rendimentos complementares nos anos em que a colheita for mais fraca.
Imagem de capa de vidarural.pt
Siga o Tribuna Alentejo no e no . Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão